Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33987
Tipo: TCC
Título: Relação entre estilos parentais e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes
Autor(es): Silva, Maria Gabriela Ferreira da
Primeiro Orientador: Abreu, Eloá Losano de
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar como os estudos têm analisado a relação entre os estilos de socialização parental e o desenvolvimento emocional de crianças e adolescentes. Para tanto, foi feita uma revisão integrativa da literatura, que realizou-se através da base de dados do Periódicos Capes, a partir dos descritores estilos parentais “AND” regulação emocional, e estilos parentais “AND” desenvolvimento emocional. A partir dos critérios de inclusão, foram selecionados seis artigos publicados no período de 2004 a 2024. Os resultados da revisão indicaram uma maior relação entre as práticas parentais positivas, presentes no estilo autoritativo, e o desenvolvimento emocional saudável, em comparação aos estilos indulgente, autoritário e negligente. Por sua vez, o estilo autoritário se torna mais favorável e de caráter protetivo em contextos de maior vulnerabilidade, em detrimento do estilo indulgente e negligente. As informações também apontam para a importância de considerar os aspectos individuais como o temperamento e personalidade do indivíduo. Destaca-se por fim, a importância da realização de trabalhos de psicoeducação emocional com os pais e o papel essencial destes como correguladores em situações de desajuste emocional dos filhos.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Apego
Estilos parentais
Desenvolvimento emocional
Socialização parental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33987
Data do documento: 9-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Maria Gabriela Ferreira TCC.pdf275,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons