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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33994
Tipo: Dissertação
Título: Sensação e percepção de conforto lumínico em escolas de ensino fundamental no clima quente e úmido
Autor(es): Quirino, Luana Maria de Medeiros
Primeiro Orientador: Leder, Solange Maria
Resumo: O ambiente escolar abriga grande parte da vida de uma criança. Para garantir a qualidade no aprendizado e a saúde, é necessário que esses ambientes forneçam condições mínimas de conforto. Nesse contexto, a iluminação é uma variável a ser considerada, tendo em vista que um ambiente iluminado adequadamente pode evitar problemas de visão (como miopia e tensão ocular) e auxiliar no estímulo ao desempenho cognitivo, entre outros fatores. Portanto, a presente pesquisa parte da investigação e avaliação do conforto lumínico em escolas municipais de ensino fundamental da cidade de João Pessoa - PB, com objetivo de identificar as sensações e preferências lumínicas e visuais de crianças de 8 a 12 anos. Utilizando questionários aplicados às crianças e medições ambientais, a pesquisa abordou questões relacionados à iluminação nas escolas. Divergências entre alunos que desejam mais claridade e os que preferem ambientes mais escuros foram observadas, impactando a satisfação geral com a iluminação. Embora a maioria dos alunos enxergasse bem o quadro, dificuldades com elementos distantes foram identificadas, e sintomas como dor de cabeça e dor nos olhos foram relatados, embora não de forma generalizada. As opiniões dos alunos sobre o conforto visual foram diversas, destacando a apreciação de oportunidades para olhar pela janela e a percepção positiva da estética da sala de aula. No entanto, variações foram observadas nas percepções em relação à paisagem externa e às cores da sala. Medições de iluminação evidenciaram diferenças entre as escolas, destacando a necessidade de avaliar e aprimorar a iluminação em áreas específicas. Resultados indicaram a importância da distribuição adequada da luz, associada ao aumento da iluminação na altura dos olhos para perceber a sala como mais clara. Associações significativas entre qualidade da luz e satisfação foram encontradas, com o gênero masculino demonstrando menor satisfação. A preferência por iluminação mais escura foi associada a um aumento nas chances de enxergar texto na mesa, enquanto a preferência por salas mais claras aumentou as chances de os alunos olharem pela janela. A idade dos usuários também influenciou a probabilidade de gostar da vista externa.Essas descobertas sublinham a necessidade de considerar preferências individuais e contextuais para melhorar o conforto visual nas instituições educacionais.
Abstract: The school environment is home to a large part of a child's life. To guarantee quality in learning and health, it is necessary that these environments provide minimum comfort conditions. In this context, lighting is a variable to be considered, considering that an adequately lit environment can prevent vision problems (such as myopia and eye strain) and help stimulate cognitive performance, among other factors. Therefore, the present research starts from the investigation and evaluation of lighting comfort in municipal elementary schools in the city of João Pessoa - PB, with the objective of identifying the lighting and visual sensations and preferences of children aged 8 to 12 years. Using questionnaires administered to children and environmental measurements, the research addressed issues related to lighting in schools. Discrepancies between students desiring more brightness and those preferring darker environments were observed, impacting overall satisfaction with the lighting. While the majority of students could see the board well, difficulties with distant elements were identified, and symptoms such as headaches and eye discomfort were reported, albeit not universally. Students' opinions on visual comfort varied, emphasizing the appreciation of opportunities to look out the window and a positive perception of the classroom's aesthetics. However, variations were noted in perceptions regarding the external landscape and the colors of the room. Lighting measurements revealed differences between schools, emphasizing the need to assess and improve lighting in specific areas. Results indicated the importance of proper light distribution, associated with increased lighting at eye level to perceive the room as brighter. Significant associations between light quality and satisfaction were found, with males demonstrating lower satisfaction. The preference for darker lighting was associated with an increased likelihood of seeing text on the desk, while the preference for brighter rooms increased the chances of students looking out the window. The users' age also influenced the probability of liking the external view. These findings underscore the need to consider individual and contextual preferences to enhance visual comfort in educational institutions.
Palavras-chave: Iluminação - Ambiente escolar
Crianças - Preferências lumínicas
Conforto lumínico
Schools
Children
Lighting
Lighting comfort
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33994
Data do documento: 29-Set-2023
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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