Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34002
Tipo: Dissertação
Título: Das perdas afetivas aos ganhos reflexivos: letramento e formação leitora com contos de Lygia Fagundes Telles
Autor(es): Almeida , Jurema Avelino de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: Esta proposta de trabalho fora elaborada para aplicação em turmas de 9º Ano, do Ensino Fundamental. Nela, ofertamos ações de letramento literário com vistas à formação de leitores críticos e cônscios de sua realidade subjetiva e social. Para tanto, enfatizamos, como práxis, a leitura compartilhada, prazerosa e reflexiva, como uma prática social e dever da escola, explorando a potência que a literatura tem de nos humanizar e de nos conectar com a vida e com o mundo. Nosso empreendimento surgiu das experiências partilhadas no convívio com os discentes, suas inquietações acerca das “perdas” inerentes à vida. Em alguns contos de Lygia Fagundes Telles, encontramos histórias que possibilitam esse trabalho de, além de favorecer o letramento literário acessível e ativo para esses jovens, também trazer elementos atuais que interagem e propagam concepções características da condição humana: “Venha ver o pôr do sol”, “Natal na barca”, “Biruta” e “O menino”. Tais narrativas são elementos fundamentais para a execução da proposta e, agregados a elas, recorreremos a outros textos complementares, além de filmes e músicas, a fim de consubstanciar uma intervenção proficiente e significativa. Como alicerce teórico, para os campos da literatura e do letramento literário, contamos, entre outros, com as obras de Abreu (2006), Candido (1995), Cosson (2019), Dalvi (2013), Lajolo (2002), Pound (2006), Zilberman (2009) e, para algumas considerações sobre o conto, Bosi (2015), Cortázar (1999), Moisés (2006), Soares (2007). A metodologia tem por princípio a sequência básica, de Cosson (2019). A pesquisa encontrar-se-á em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), será de cunho qualitativo, do tipo pesquisa bibliográfica. Em virtude de uma pandemia, encontramo-nos impossibilitados de realizar a aplicação da proposta. Dessa forma, o produto do nosso trabalho é um caderno pedagógico (Caderno de itinerário para leitura literária) que reúne ações para futura aplicação da professora proponente deste trabalho e para outros profissionais da área. Encontra-se facilmente adaptável para possíveis desmembrações, conforme o interesse de quaisquer mediadores/as que ensejem colocá-lo em prática.
Abstract: This work proposal had been elaborated for application in 9th grade classes, of elementary school. In it, we offer literary literacy actions with a view to training critical readers and aware of their subjective and social reality. For that, we emphasize, as praxis, the shared, pleasurable and reflective reading, as a social practice and school duty, exploring the power that literature has to humanize us and connect us with life and the world. Our enterprise arose from the experiences shared with the students, their concerns about the “losses” inherent in life. In some stories by Lygia Fagundes Telles, we find stories that make this work possible, in addition to promoting accessible and active literary literacy for these young people, also bringing current elements that interact and propagate conceptions characteristic of the human condition: “Venha ver o pôr do sol”, “Natal na barca”, “Biruta” and “O Menino”. Such narratives are fundamental elements for the execution of the proposal and, added to them, we will resort to other complementary texts, in addition to films and music, in order to substantiate a proficient and significant intervention. As a theoretical foundation, for the fields of literature and literary literacy, we have, among others, the works of Abreu (2006), Candido (1995), Cosson (2019), Dalvi (2013), Lajolo (2002), Pound ( 2006), Zilberman (2009) and, for some considerations about the tale, Bosi (2015), Cortázar (1999), Moisés (2006), Soares (2007). The methodology is based on the basic sequence, by Cosson (2019). The research will be in line with the National Common Curricular Base (BNCC), it will be of a qualitative nature, of the bibliographic research type. Due to a pandemic, we are unable to implement the proposal. Thus, the product of our work is a pedagogical notebook (itinerary notebook for literary reading) that brings together actions for the future application of the teacher proposing this work and for other professionals in the field. It is easily adaptable for possible dismemberments, according to the interest of any mediators who wish to put it into practice.
Palavras-chave: Letramento literário
Contos
Lygia Fagundes Telles
Caderno de itinerário para leitura literária
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34002
Data do documento: 15-Mar-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JuremaAvelinodeAlmeida_Dissert.pdfDISSERTAÇÃO15,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
JuremaAvelinodeAlmeida_Termo.pdfTERMO173,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons