Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34031
Tipo: TCC
Título: Transposição didática : a experiência no programa residência pedagógica - sociologia na formação dos(as) licenciandos(as) de ciências sociais na UFPB
Autor(es): Abreu Junior, Luiz Trajano de
Primeiro Orientador: Barcellos, Sérgio Botton
Resumo: A proposta é compreender o processo de formação a partir da noção de experiência formativa realizado no Programa Residência Pedagógica (PRP) - Sociologia na formação dos(as) licenciandos em Ciências Sociais na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na monografia, pretende-se também lançar luz a importância do programa para a formação junto a rotina das escolas-campo de Ensino Médio, ao passo das presentes ofensivas de governos com políticas neoliberais e ideários negacionistas, como o que se denominou o Novo Ensino Médio. Desse modo, por meio da percepção dos(as) graduandos(as) no Núcleo de Sociologia, UFPB, durante os anos de 2022 e 2024 foi realizada essa pesquisa. Assim, uma das motivações para realizar esse estudo monográfico é que, a partir da construção do estado da arte, foi percebido que muitos estudos com foco em programas de formação docente deixaram em aberto percepções dos(as) licenciados(as) no âmbito do curso de Ciências Sociais no estado da Paraíba. A metodologia utilizada foi qualitativa, isso quer dizer que a pesquisa se concentra em aspectos subjetivos por meio do trabalho de campo para entender um fenômeno específico. Em resumo, os resultados mostram as possibilidades de aprendizagem no PRP, como as investigações do ser professor(a) em duas modalidades de ensino, a regular e integral, bem como o exercício de transposição didática, e ainda, traz ao debate e a investigação do conhecimento docente junto a sua práxis.
Abstract: The proposal is to understand the training process based on the notion of formative experience carried out in the Pedagogical Residency Program (PRP) - Sociology in the training of Social Sciences undergraduates at the Federal University of Paraíba (UFPB). The monograph also aims to shed light on the importance of the program for training in the routine of high school field schools, in the face of the current offensive by governments with neoliberal policies and negationist ideals, such as the so-called New High School. In this way, this research was carried out through the perception of undergraduates at the Sociology Center, UFPB, during the years 2022 and 2024. Thus, one of the motivations for carrying out this monographic study is that, from the construction of the state of the art, it was perceived that many studies focusing on teacher training programs left open the perceptions of graduates within the scope of the Social Sciences course in the state of Paraíba. The methodology used was qualitative, meaning that the research focuses on subjective aspects through fieldwork to understand a specific phenomenon. In summary, the results show the possibilities for learning in the PRP, such as the investigation of being a teacher in two teaching modalities, regular and comprehensive, as well as the exercise of didactic transposition, and also brings the debate and investigation of teaching knowledge together with its praxis.
Palavras-chave: Programas Institucionais de Iniciação à Docência
Residência pedagógica
Autoetnografia
Ciências sociais
Experiência formativa
Institutional Teaching Initiation Programs
Pedagogical Residency
Autoethnography
Social sciences
Formative experience
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34031
Data do documento: 19-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Abreu Júnior, Luiz Trajano TCC.pdf953,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons