Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34037
Tipo: | Tese |
Título: | Os signos e símbolos na construção de conceitos por meio das instalações geográficas |
Autor(es): | Silva, Alexandre Ribeiro da |
Primeiro Orientador: | Ribeiro, Emerson |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida nesta tese tem como objetivo compreender o papel dos signos e símbolos para a construção de conceitos por meio das Instalações Geográficas. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica por meio da utilização de registros fotográficos apreendidos durante a fase de exposição de Instalações Geográficas, em seus contextos particulares, envolvendo grupos sociais e abordando diferentes temas. Acreditamos que a fotografia representa uma ferramenta poderosa para a documentação de imagens de caráter atemporal, capaz de preservar os interesses, as ideologias, a criatividade e os conceitos subjacentes propostos em dado contexto. Os elementos semióticos presentes nas Instalações Geográficas, tais como objetos, cores, formas e arranjos espaciais, são essenciais para a comunicação de mensagens complexas de maneira intuitiva e implícita. As análises que conduzimos foram construídas com imagens fotográficas das Instalações Geográficas, as quais foram obtidas a partir de fontes acadêmicas confiáveis, especificamente retiradas das dissertações de Silva (2019), Lobô (2022) e Alencar (2020), disponíveis no Banco de Dissertação e Tese da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao longo da nossa investigação, focamos na construção de um arcabouço teórico inédito para explorar as teorias de signos e símbolos na contribuição dos conceitos geográficos, no âmbito do ensino da geografia. A aprendizagem é promovida pelo desenvolvimento do pensamento e da linguagem, seguindo as etapas e fases delineadas por Vygotsky, conforme demonstrado em nosso estudo. Com isto, afirmamos que a eficácia da metodologia de Instalação Geográfica se destaca, particularmente, com estudantes de ensino Fundamental II e Médio. Concluímos que as Instalações Geográficas, ao incorporarem elementos semióticos variados, facilitam a representação e materialização de conceitos geográficos como lugares, paisagens, regiões, territórios e a escala dos fenômenos. As Instalações Geográficas oferecem, portanto, uma valiosa oportunidade para explorar e compreender esses conceitos em um contexto visual e artístico. |
Abstract: | The research developed in this thesis aims to understand the role of signs and symbols in the construction of concepts through Geographic Installations. To this end, we conducted a bibliographic research using photographic records captured during the exhibition phase of Geographic Installations, in their particular contexts, involving social groups and addressing different themes. We believe that photography represents a powerful tool for the documentation of timeless images, capable of preserving the interests, ideologies, creativity, and underlying concepts proposed in a given context. The semiotic elements present in Geographic Installations, such as objects, colors, shapes, and spatial arrangements, are essential for the communication of complex messages in an intuitive and implicit manner. The analyses we conducted were built with photographic images of Geographic Installations, which were obtained from reliable academic sources, specifically taken from the dissertations of Silva (2019), Lobô (2022), and Alencar (2020), available in the Dissertation and Thesis Bank of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). Throughout our investigation, we focused on building a novel theoretical framework to explore the theories of signs and symbols for the contribution of geographic concepts within the scope of geography education. Learning is promoted by the development of thought and language, following the stages and phases outlined by Vygotsky, as demonstrated in our study. With this, we assert that the effectiveness of the Geographic Installation methodology stands out, particularly with students in Upper Elementary and High School. We conclude that Geographic Installations, by incorporating varied semiotic elements, facilitate the representation and materialization of geographic concepts such as places, landscapes, regions, territories, and the scale of phenomena. Therefore, Geographic Installations offer a valuable opportunity to explore and understand these concepts in a visual and artistic context. |
Palavras-chave: | Ensino de Geografia Instalação geográfica Conceitos geográficos - Signos e símbolos Signs and symbols Geographic installation Geography education Concept construction |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Geografia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34037 |
Data do documento: | 5-Jul-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlexandreRibeiroDaSilva_Tese.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons