Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34051
Tipo: TCC
Título: CAMINHOS FORMATIVOS DA PSICOLOGIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA REDE DE JOÃO PESSOA
Autor(es): DE FATIMA VERAS DE ALMEIDA BRITO, ALICE
Primeiro Orientador: CLEMENTE, ANSELMO
Resumo: INTRODUÇÃO: Com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), sobretudo da Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Atenção Primária à Saúde (APS) passa a ser uma possibilidade de atuação para o Psicólogo, através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); dentro deste Núcleo está o Apoio Matricial (AM) como uma das ferramentas fundamentais para sua organização e qualificação da APS. Tanto a ESF quanto o NASF constituem-se enquanto equipes multiprofissionais, que buscam superar o modelo fragmentado de assistência à saúde. Diante disso, propõe-se uma perspectiva interprofissional de Educação e Trabalho, a fim de formar profissionais qualificados para esses serviços. OBJETIVO: Relatar a experiência do percurso formativo de uma estudante de Psicologia nas práticas de estágio em uma Unidade de Saúde da Família (USF), com o aporte teórico do AM e da Educação Interprofissional (EIP). METODOLOGIA: As atividades descritas neste artigo dizem respeito a um estudo qualitativo do tipo relato de experiência, no qual buscamos refletir acerca das práticas desenvolvidas durante um ano na APS do município de João Pessoa. Como principal fonte de dados foram utilizados os diários de campo da autora. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram desenvolvidas ofertas de Apoio às Equipes de Referência (ER) do serviço, em uma perspectiva de ampliação da clínica e não reprodução das práticas hegemônicas da Psicologia Clássica na APS; e um trabalho em equipe realizado a partir dos princípios e das competências colaborativas da EIP. CONCLUSÕES: O percurso formativo apresentado neste relato permite ressaltar a importância de uma perspectiva interprofissional de formação para o SUS e a defesa por um modelo de assistência baseado na integralidade do cuidado e na clínica ampliada
Abstract: INTRODUCTION: After the creation of Sistema Único de Saúde (SUS), precisely in Estratégia de Saúde da Família (ESF), Atenção Primária à Saúde (APS) became a possibility to psychologists develop their work, through the Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); which has inside of it Apoio Matricial (AM) as a fundamental tool regarding its organization and APS qualification. Either ESF and NASF constitute themselves as a multidisciplinary team, which aims to overcome the fragmented model of health assistance, considering this, an interprofessional perspective of Education and Work is proposed targeting to train qualified professionals for these services. OBJECTIVE: Report the experience lived into the formation process of a psychology student during curricular practical activities in an Unidade de Saúde da Família (USF), theoretically based on AM and Educação Interprofissional (EIP). METHODS: Activities reported in the present work regard to a qualitative study in a experience report model, which aimed to reflect about practices developed during one year in APS of João Pessoa. The main data source was author’s field diary. RESULTS AND DISCUSSION: There has been developed support offers to service’s Equipes de Referência (ER), in a perspective of clinical ampliation and not reproducing psychology’s hegemonical practices in APS; and a collaborative work conducted through EIP’s principles and competences. CONCLUSIONS: Formation process reported in the current work ables to reinforce the importance of a interprofessional formation perspective to SUS and the defense of a assistance model based on caring integrality and expanded clinic.
Palavras-chave: Psicologia.
Atenção Primária à Saúde.
Educação Interprofissional.
Psychology.
Primary Health Care.
Interprofessional Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34051
Data do documento: 7-Nov-2023
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Alice Veras - Versão Final.pdfTcc - Alice Veras312,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.