Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Francinete Marques do-
dc.date.accessioned2018-02-16T11:53:31Z-
dc.date.available2017-01-18-
dc.date.available2018-02-16T11:53:31Z-
dc.date.issued2016-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3405-
dc.description.abstractVários estudiosos ressaltam que o brincar é um instrumento valioso de aprendizagem, especialmente, na educação infantil, pois propicia um aprendizado prazeroso. O presente trabalho vem refletir sobre a importância do brincar na educação infantil, fazer uma análise de que forma esse momento se dá e se, de fato, está contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a creche pesquisada. A brincadeira é uma atividade intrínseca da infância e pode ser considerada como um mecanismo eficaz no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Desde que seja planejada, ela pode contribuir para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa de campo sob uma abordagem quantitativa, em uma creche de rede Municipal da cidade de IBIARA-PB, na qual participaram quatro (04) professoras. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário de levantamento, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre: o perfil dos sujeitos pesquisados, espaços e brinquedos disponíveis para o desenvolvimento das brincadeiras, a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Constatou-se, através dos saberes de alguns teóricos e das respostas dos participantes da pesquisa, que as brincadeiras podem contribuir de modo eficaz para o processo de ensino aprendizagem tornando o aprendizado prazeroso, divertido e significativo. Além disso, pode propiciar o enriquecimento das atividades pedagógicas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T11:53:31Z No. of bitstreams: 1 FMN18012017.pdf: 713054 bytes, checksum: 1a246079e0c5fc853da848bb623a1987 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T11:53:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMN18012017.pdf: 713054 bytes, checksum: 1a246079e0c5fc853da848bb623a1987 (MD5) Previous issue date: 2016-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA importância das brincadeiras na educação infantil de 0 a 3 anospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Glageane da Silva-
dc.description.resumoVários estudiosos ressaltam que o brincar é um instrumento valioso de aprendizagem, especialmente, na educação infantil, pois propicia um aprendizado prazeroso. O presente trabalho vem refletir sobre a importância do brincar na educação infantil, fazer uma análise de que forma esse momento se dá e se, de fato, está contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a creche pesquisada. A brincadeira é uma atividade intrínseca da infância e pode ser considerada como um mecanismo eficaz no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Desde que seja planejada, ela pode contribuir para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa de campo sob uma abordagem quantitativa, em uma creche de rede Municipal da cidade de IBIARA-PB, na qual participaram quatro (04) professoras. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário de levantamento, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre: o perfil dos sujeitos pesquisados, espaços e brinquedos disponíveis para o desenvolvimento das brincadeiras, a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Constatou-se, através dos saberes de alguns teóricos e das respostas dos participantes da pesquisa, que as brincadeiras podem contribuir de modo eficaz para o processo de ensino aprendizagem tornando o aprendizado prazeroso, divertido e significativo. Além disso, pode propiciar o enriquecimento das atividades pedagógicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMN18012017.pdf696,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.