Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3405
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Francinete Marques do | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-16T11:53:31Z | - |
dc.date.available | 2017-01-18 | - |
dc.date.available | 2018-02-16T11:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3405 | - |
dc.description.abstract | Vários estudiosos ressaltam que o brincar é um instrumento valioso de aprendizagem, especialmente, na educação infantil, pois propicia um aprendizado prazeroso. O presente trabalho vem refletir sobre a importância do brincar na educação infantil, fazer uma análise de que forma esse momento se dá e se, de fato, está contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a creche pesquisada. A brincadeira é uma atividade intrínseca da infância e pode ser considerada como um mecanismo eficaz no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Desde que seja planejada, ela pode contribuir para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa de campo sob uma abordagem quantitativa, em uma creche de rede Municipal da cidade de IBIARA-PB, na qual participaram quatro (04) professoras. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário de levantamento, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre: o perfil dos sujeitos pesquisados, espaços e brinquedos disponíveis para o desenvolvimento das brincadeiras, a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Constatou-se, através dos saberes de alguns teóricos e das respostas dos participantes da pesquisa, que as brincadeiras podem contribuir de modo eficaz para o processo de ensino aprendizagem tornando o aprendizado prazeroso, divertido e significativo. Além disso, pode propiciar o enriquecimento das atividades pedagógicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T11:53:31Z No. of bitstreams: 1 FMN18012017.pdf: 713054 bytes, checksum: 1a246079e0c5fc853da848bb623a1987 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-16T11:53:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FMN18012017.pdf: 713054 bytes, checksum: 1a246079e0c5fc853da848bb623a1987 (MD5) Previous issue date: 2016-11-17 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância das brincadeiras na educação infantil de 0 a 3 anos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Glageane da Silva | - |
dc.description.resumo | Vários estudiosos ressaltam que o brincar é um instrumento valioso de aprendizagem, especialmente, na educação infantil, pois propicia um aprendizado prazeroso. O presente trabalho vem refletir sobre a importância do brincar na educação infantil, fazer uma análise de que forma esse momento se dá e se, de fato, está contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a creche pesquisada. A brincadeira é uma atividade intrínseca da infância e pode ser considerada como um mecanismo eficaz no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Desde que seja planejada, ela pode contribuir para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa de campo sob uma abordagem quantitativa, em uma creche de rede Municipal da cidade de IBIARA-PB, na qual participaram quatro (04) professoras. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário de levantamento, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre: o perfil dos sujeitos pesquisados, espaços e brinquedos disponíveis para o desenvolvimento das brincadeiras, a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Constatou-se, através dos saberes de alguns teóricos e das respostas dos participantes da pesquisa, que as brincadeiras podem contribuir de modo eficaz para o processo de ensino aprendizagem tornando o aprendizado prazeroso, divertido e significativo. Além disso, pode propiciar o enriquecimento das atividades pedagógicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FMN18012017.pdf | 696,34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.