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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3405
Tipo: TCC
Título: A importância das brincadeiras na educação infantil de 0 a 3 anos
Autor(es): Nascimento, Francinete Marques do
Primeiro Orientador: Souza, Glageane da Silva
Resumo: Vários estudiosos ressaltam que o brincar é um instrumento valioso de aprendizagem, especialmente, na educação infantil, pois propicia um aprendizado prazeroso. O presente trabalho vem refletir sobre a importância do brincar na educação infantil, fazer uma análise de que forma esse momento se dá e se, de fato, está contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a creche pesquisada. A brincadeira é uma atividade intrínseca da infância e pode ser considerada como um mecanismo eficaz no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Desde que seja planejada, ela pode contribuir para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa de campo sob uma abordagem quantitativa, em uma creche de rede Municipal da cidade de IBIARA-PB, na qual participaram quatro (04) professoras. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário de levantamento, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre: o perfil dos sujeitos pesquisados, espaços e brinquedos disponíveis para o desenvolvimento das brincadeiras, a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Constatou-se, através dos saberes de alguns teóricos e das respostas dos participantes da pesquisa, que as brincadeiras podem contribuir de modo eficaz para o processo de ensino aprendizagem tornando o aprendizado prazeroso, divertido e significativo. Além disso, pode propiciar o enriquecimento das atividades pedagógicas.
Abstract: Vários estudiosos ressaltam que o brincar é um instrumento valioso de aprendizagem, especialmente, na educação infantil, pois propicia um aprendizado prazeroso. O presente trabalho vem refletir sobre a importância do brincar na educação infantil, fazer uma análise de que forma esse momento se dá e se, de fato, está contribuindo para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças que frequentam a creche pesquisada. A brincadeira é uma atividade intrínseca da infância e pode ser considerada como um mecanismo eficaz no desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Desde que seja planejada, ela pode contribuir para uma aprendizagem prazerosa e significativa. Para o desenvolvimento desse estudo foi realizada uma pesquisa de campo sob uma abordagem quantitativa, em uma creche de rede Municipal da cidade de IBIARA-PB, na qual participaram quatro (04) professoras. Foi utilizado para a coleta de dados um questionário de levantamento, contendo perguntas abertas e fechadas, sobre: o perfil dos sujeitos pesquisados, espaços e brinquedos disponíveis para o desenvolvimento das brincadeiras, a contribuição das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Constatou-se, através dos saberes de alguns teóricos e das respostas dos participantes da pesquisa, que as brincadeiras podem contribuir de modo eficaz para o processo de ensino aprendizagem tornando o aprendizado prazeroso, divertido e significativo. Além disso, pode propiciar o enriquecimento das atividades pedagógicas.
Palavras-chave: Educação infantil
Lúdico - jogos e brincadeiras
Ensino - aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3405
Data do documento: 17-Nov-2016
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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