Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3406Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Eliane Brito dos | - |
| dc.date.accessioned | 2018-02-16T12:03:21Z | - |
| dc.date.available | 2016-11-25 | - |
| dc.date.available | 2018-02-16T12:03:21Z | - |
| dc.date.issued | 2016-11-25 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3406 | - |
| dc.description.abstract | Play, toys and games are peculiar elements of the universe of children and are interconnected to the playful and the world not only of the child, but also to the world of the adult The present work has as general objective to analyze the importance of the pedagogical actions of educators In the teaching and learning process of early childhood education in a School of Lagoa de Dentro / PB. The methodology adopted to carry out this work was the field research with theoretical contributions in authors such as: Bezerra and Oliveira (2012), Barbosa (2006), Brennand (2012), National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (2010), Foffmann ), Kishimoto (2010), Lakatos and Marconi (1991), Piaget (1997, 1998), Pinto (2003) and Vygotsky (1984, 2001, 2010) among other authors who discuss the subject matter. This research had a qualitative approach, based on the application of questionnaires consisting of objective and subjective questions for the educators of the infantile education and the school manager, as well as the observation of classes taught in the classes of Pre I and Pre II, giving a look Aimed at ludic activities developed at the institution. After analyzing the data, it was concluded that playfulness in addition to promoting learning in the teaching and learning process has contributed to socialization, rule learning and knowledge construction, constituting an important pedagogical tool for the Process of literacy and integral development of the child. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T12:03:21Z No. of bitstreams: 1 EBS25112016.pdf: 1244625 bytes, checksum: d3835345eec83c9f752f033f59d77a95 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-16T12:03:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 EBS25112016.pdf: 1244625 bytes, checksum: d3835345eec83c9f752f033f59d77a95 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.title | A ludicidade na educação infantil: perspectivas a partir de uma escola de Lagoa de Dentro/PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sobreira, Jéssica Lobo | - |
| dc.description.resumo | As brincadeiras, os brinquedos e os jogos são elementos peculiares do universo infantil e encontram-se interligados ao lúdico e ao mundo não só da criança, como também ao mundo do adulto O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância das ações pedagógicas dos educadores no processo de ensino e aprendizagem da educação infantil em uma Escola de Lagoa de Dentro/PB. A metodologia adotada para realização deste trabalho foi a pesquisa de campo com aportes teóricos em autores como: Bezerra e Oliveira (2012), Barbosa (2006), Brennand (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010), Foffmann (2012), Kishimoto (2010), Lakatos e Marconi (1991), Piaget (1997, 1998), Pinto (2003), e Vygotsky (1984, 2001, 2010) entre outros autores que debatem a respeito do temática abordada. A referida pesquisa teve uma abordagem qualitativa, a partir da aplicação de questionários constituídos de perguntas objetivas e subjetivas para os educadores da educação infantil e o gestor escolar, bem como da observação de aulas ministradas nas turmas do Pré I e Pré II, proporcionando um olhar voltado para atividades lúdicas desenvolvidas na instituição. Após a análise dos dados, concluiu-se que a ludicidade além de favorecer a aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem, tem contribuído para a socialização, o aprendizado de regras e a construção do conhecimento, constituindo-se em uma ferramenta pedagógica importante para o processo de alfabetização e desenvolvimento integral da criança. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EBS25112016.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
