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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3407
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaia, Cícero Teixeira-
dc.date.accessioned2018-02-16T12:26:53Z-
dc.date.available2016-11-25-
dc.date.available2018-02-16T12:26:53Z-
dc.date.issued2016-11-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3407-
dc.description.abstractOur study has as a background the bibliographical research, endorsed with our daily and empirical experiences, involving ludicity in its didactic-pedagogical character, in the scope of the Municipal School of fundamental education, "Francisco Felipe dos Santos", where we had the opportunity in To train for four semesters of the EAD undergraduate course in Pedagogy by the Federal University of Paraíba, especially in the second semester of 2016, in the municipality of Duas Estradas-PB. In the course of the study, a theoretical and methodological approach was needed on the legal and legal aspects of Brazilian infant education, playfulness and their effective contributions in the children's experiences, correlated with the psychosocial aspects that are indispensable for a favorable biopsychic development. Educational practices developed in that school environment, analyzing also the contributions that these practices brought to the student life during the studied period.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T12:26:53Z No. of bitstreams: 1 CTM25112016.pdf: 1724248 bytes, checksum: 5dc28c00e5c676793121ec7a74148425 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T12:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CTM25112016.pdf: 1724248 bytes, checksum: 5dc28c00e5c676793121ec7a74148425 (MD5) Previous issue date: 2016-11-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpt_BR
dc.titleA importância do lúdico na construção do desenvolvimento das criançaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sobreira, Jéssica Lobo-
dc.description.resumoNosso estudo tem como pano de fundo à pesquisa bibliográfica, endossada com nossas experiências cotidianas e empíricas, envolvendo a ludicidade em seu caráter didático-pedagógico, no âmbito de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental no município de Duas Estradas onde tivemos a oportunidade em estagiar durante quatro semestres do curso de graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba, especialmente no segundo semestre letivo do ano de 2016. No decorrer do estudo, foi feita uma abordagem teórica e metodológica sobre os aspectos legais e jurídicos envolvendo a educação infantil brasileira, a ludicidade e suas contribuições efetivas nas experiências vivenciais das crianças, correlacionados com os aspectos psicossociais indispensáveis a um desenvolvimento biopsíquico favorável às práticas educativas desenvolvidas naquele ambiente escolar. Por fim, analisou-se as contribuições que tais práticas mencionadas trouxeram à vida discente no decorrer do período estudado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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