Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34092
Tipo: Dissertação
Título: As políticas linguísticas de interpretação e apropriação do eixo Análise linguística/Semiótica da BNCC : um estudo da flexão verbal em um material didático do 7º ano
Autor(es): Souza, Laís Correia Teofilo de
Primeiro Orientador: Sousa, Socorro Cláudia Tavares de
Resumo: No campo da educação, as políticas linguísticas podem ser observadas em documentos oficiais (políticas explícitas) e em livros didáticos (políticas implícitas), sendo estes mecanismos de políticas linguísticas (Shohamy, 2006) para a propagação de crenças e práticas linguísticas que podem ocorrer a partir de diferentes processos, entre os quais destacam-se a interpretação e a apropriação (Jonhson, 2013). A nossa pesquisa tem como objetivo investigar os processos de interpretação e apropriação do eixo Análise linguística/Semiótica da Base Nacional Comum Curricular no Manual do Professor/Livro Didático Se liga na língua. Considerando o objetivo apresentado, traçamos as seguintes perguntas norteadoras: como o Manual do Professor Se liga na Língua interpreta e se apropria do eixo Análise linguística/Semiótica da Base Nacional Comum Curricular? Quais são as práticas de Análise Linguística propostas nos exercícios do Livro Didático Se liga na língua em relação ao fenômeno da flexão verbal? Em quais aspectos Livro Didático demonstra se apropriar dos descritores do eixo Análise linguística/Semiótica nos exercícios relativos ao fenômeno da flexão verbal? Com isso, temos os seguintes objetivos específicos: analisar em quais aspectos o Manual do Professor Se liga na Língua interpreta e se apropria das noções de Análise Linguística propostas na Base Nacional Comum Curricular; examinar as Práticas de Análise Linguística no Livro Didático Se liga na Língua em relação ao fenômeno da flexão verbal; verificar a relação dos exercícios de flexão verbal do Livro Didático Se liga na Língua com os descritores do eixo Análise linguística/Semiótica da Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, foi necessário trazer a noção de mecanismos de políticas linguísticas (Shohamy, 2006), processos de interpretação e apropriação (Jonhson, 2013), Análise Linguística, Práticas de Análise Linguística, eixo Análise linguística/Semiótica (Bezerra; Reinaldo, 2020; Geraldi, 2011; Franchi, 1987). A nossa pesquisa está inserida no paradigma interpretativista de abordagem qualitativa (Lin, 2015), caracterizando-se como uma pesquisa de natureza documental (Cellard, 2012). O corpus se constituiu no Manual do Professor/Livro Didático Se liga na língua (2018) e na Base Nacional Comum Curricular (2017). Em nossa análise constatamos que o Manual do Professor e o Livro Didático interpretam a noção de Análise Linguística totalmente fundamentada no eixo Análise linguística/Semiótica da BNCC, sem trazerem qualquer discurso autoral para si. Além disso, os autores dos materiais didáticos analisados se reconhecem como agentes que interpretam e se apropriam do documento e não há espaços para entendimentos outros que não estejam de acordo com a BNCC. O material didático precisa se adequar a essas diretrizes oficiais para poder se inserir no ciclo de políticas de educação linguística oficial. O Livro Didático, como mecanismo de política linguística, parte de uma agenda ideológica, vinculada ao status social e econômico, impactando o acesso ao conhecimento, seja de forma positiva ou negativa. Mesmo havendo descritores da BNCC que tratem exclusivamente sobre a flexão verbal no objeto de conhecimento “morfossintaxe”, há exercícios que trazem diferentes objetos de conhecimento. Há um claro o equilíbrio na quantidade de exercícios metalinguísticos e epilinguísticos no que se refere ao estudo da flexão verbal.
Abstract: In the field of education, language policies can be observed in official documents (explicit policies) and in textbooks (implicit policies), these being language policy mechanisms (Shohamy, 2006) for the propagation of linguistic beliefs and practices that may occur at from different processes, among which interpretation and appropriation stand out (Johnson, 2013). Our research aims to investigate the processes of interpretation and appropriation of the Linguistic Analysis/Semiotics axis of the National Common Curricular Base in the Teacher's Manual/Textbook If you connect in language. Considering the objective presented, we outline the following guiding questions: how does the Teacher's Manual Se liga na Língua interpret and appropriate the Linguistic Analysis/Semiotics axis of the National Common Curricular Base? What are the Linguistic Analysis practices proposed in the exercises in the Textbook Se liga nalingual in relation to the phenomenon of verbal inflection? In what aspects does the Textbook demonstrate that it appropriates the descriptors of the Linguistic Analysis/Semiotics axis in exercises related to the phenomenon of verbal inflection? With this, we have the following specific objectives: to analyze in which aspects the Teacher's Manual Se liga na Língua interprets and appropriates the notions of Linguistic Analysis proposed in the National Common Curricular Base; examine the Practices of Linguistic Analysis in the Textbook Se Liga na Língua in relation to the phenomenon of verbal inflection; check the relationship of the verbal inflection exercises in the Textbook Se Liga na Língua with the descriptors of the Linguistic Analysis/Semiotics axis of the National Common Curricular Base. To this end, it was necessary to bring the notion of linguistic policy mechanisms (Shohamy, 2006), processes of interpretation and appropriation (Johnson, 2013), Linguistic Analysis, Linguistic Analysis Practices, Linguistic Analysis/Semiotics axis (Bezerra; Reinaldo, 2020; Geraldi, 2011; Franchi, 1987). Our research is inserted in the interpretive paradigm of a qualitative approach (Lin, 2015), characterized as documentary research (Cellard, 2012). The corpus was constituted in the Teacher's Manual/Textbook Se liga na língua (2018) and the National Common Curricular Base (2017). In our analysis we found that the Teacher's Manual and the Textbook interpret the notion of Linguistic Analysis fully based on the BNCC's Linguistic Analysis/Semiotics axis, without bringing any authorial discourse to them. Furthermore, the authors of the teaching materials analyzed recognize themselves as agents who interpret and appropriate the document and there is no room for understandings other than those in accordance with the BNCC. The teaching material needs to adapt to these official guidelines in order to be included in the cycle of official linguistic education policies. The Textbook, as a language policy mechanism, is part of an ideological agenda, linked to social and economic status, impacting access to knowledge, whether positively or negatively. Even though there are BNCC descriptors that deal exclusively with verbal inflection in the object of knowledge “morphosyntax”, there are exercises that bring different objects of knowledge. There is a clear balance in the amount of metalinguistic and epilinguistic exercises when it comes to the study of verbal inflection.
Palavras-chave: Políticas linguísticas
Linguística - Manual do professor
Língua portuguesa - Livro didático
Interpretação e apropriação - processos
BNCC
Language policies
Linguistic analysis
Interpretation and appropriation
Portuguese language textbook
Teacher's manual
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34092
Data do documento: 20-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LaísCorreiaTeófiloDeSouza_Dissert.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons