Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34093
Tipo: Dissertação
Título: Relações dialógicas das vozes apresentadas pela Campanha da Fraternidade 2022 fala com sabedoria, ensina com amor : um estudo discursivo
Autor(es): Dobrovosk, Lorraine Ramos
Primeiro Orientador: Almeida, Maria de Fátima Almeida
Resumo: As pesquisas no campo linguístico, precisamente na análise do discurso religioso, têm alcançado maior destaque nos estudos acadêmicos. Essa é a linha na qual essa dissertação também se insere. O objetivo central é descrever e analisar as relações dialógicas das vozes apresentadas no texto base da Campanha da Fraternidade 2022 (CF-2022), à luz da teoria dialógica de Bakhtin, com a intenção de contribuir na formação e construção de uma realidade educacional que promova a cultura do encontro. A CF é uma ação promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem por escopo elucidar algum tema de reflexão em nível social e cultural. Em 2022, o tema da educação foi abordado num contexto pós- pandêmico. Verificamos que este texto base é muito relevante, pois abre perspectivas humanísticas para o panorama da educação na atualidade e considera diversas vozes e esferas sociais na construção de seu discurso. Nesse sentido, apresenta sintonia com o pensamento dialógico de Bakhtin (1895-1975) e o Círculo, pensadores da linguagem do século XX, que nos ajudam a refletir sobre as relações dialógicas na análise do discurso. Apresentamos a relação entre tais vozes, à luz da teoria bakhtiniana especialmente a partir das categorias de relações dialógicas, sujeito responsável e responsivo e cronotopo. Por meio de uma investigação documental de caráter qualitativo e natureza interpretativa, selecionamos como corpus o documento central da Campanha que tem como tema: ―Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor‖. Ao longo da pesquisa, além de apresentar as categorias bakhtinianas importantes para o estudo, descrevemos as vozes do documento a partir das esferas da: família, escola, religião e sociedade, à luz da teoria de Bakhtin e o Círculo. Os resultados da pesquisa apontam um caminho educativo firmado na concepção de uma educação para o diálogo e para a promoção da cultura do belo, bom e verdadeiro. Consideramos que esta pesquisa contribui para os estudos linguísticos, pois refletem as relações dialógicas num panorama tão fundamental como é a educação na sociedade brasileira a partir de um discurso religioso de profunda relevância como o da Campanha da Fraternidade.
Abstract: Research in the linguistic field, precisely in the analysis of religious discourse, has greater prominence in academic studies. This is the line in which this dissertation also falls. The central objective is to describe and analyze the dialogical relationships of the voices presented in the base text of the Fraternity Campaign 2022 (CF-2022), in light of Bakhtin's dialogical theory, with the intention of contributing to the formation and construction of an educational reality that promotes the culture of encounter. The CF is an action, promoted annually by the National Conference of Brazilian Bishops (CNBB) and its scope is to elucidate some topic of reflection at a social and cultural level. In 2022, the topic of education was addressed in a post-pandemic context. We found that this text base is very relevant, as it opens up humanistic perspectives for the panorama of education today and considers different voices and social spheres in the construction of its discourse. In this sense, it is in line with the dialogical thought of Bakhtin (1895-1975) and the Circle, 20th century language thinkers, who help us reflect on dialogical relationships in discourse analysis. We present the relationship between such voices, in the light of Bakhtinian theory, especially based on the categories of dialogical relationships, responsible and responsive subject and chronotope. Through a documentary investigation of a qualitative and interpretative nature, we selected as a corpus the central document of the Campaign, which has as its theme: ―Fraternity and Education: Speak with wisdom, teach with love‖. Throughout the research, in addition to presenting the Bakhtinian categories important for the study, we describe the voices of the document from the spheres of: family, school, religion and society, and we try to relate the voices of CF-2022 with Bakhtin's theory and the Circle. The research results point to an educational path based on the conception of an education for dialogue and the promotion of the culture of beauty, good and truth. We consider that this research contributes to linguistic studies, as it reflects dialogical relationships in a panorama as fundamental as education in Brazilian society based on a religious discourse of profound relevance such as that of the Fraternity Campaign.
Palavras-chave: Análise do discurso - Linguagem
Relações dialógicas
Educação - Discurso religioso
Campanha da Fraternidade
Language
Dialogical relationships
Education
Fraternity Campaign
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Programa: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34093
Data do documento: 29-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LorraineRamosDobrovosk_Dissert.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons