Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34098
Tipo: | TCC |
Título: | Inovação pedagógica na engenharia química: avaliação do curso e das metodologias ativas de ensino na formação acadêmica de engenheiros. |
Autor(es): | Silva, Willami Costa de Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Silva, Flávio Luiz Honorato da |
Resumo: | No panorama acadêmico de engenharia, é possível identificar um problema comum que, independentemente da área, reflete, em algum momento da graduação, de maneira direta no desempenho dos discentes: o sentimento de desmotivação com o curso escolhido. Dificuldade generalizada, cargas horárias excessivas e professores com didáticas questionáveis são algumas das queixas mais comuns que circundam o dia a dia de diversos estudantes do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) onde está alocado o departamento de Engenharia Química e embasam a inerente falta de entusiasmo com o que deveria ser a formação base para suas futuras vidas profissionais. Com a evolução das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), o célere acesso à informação gera no graduando em engenharia uma busca por um aprofundamento do conhecimento que é, superficialmente, por ele dominado. Nesse aspecto, o modelo clássico de ensino já não supre as necessidades que foram um dia atendidas por aulas exclusivamente ou majoritariamente expositivas e sem contextualização prática que ainda fazem parte de diversos currículos pelo país. Dessa dissonância comunicativa urge a necessidade da inserção de metodologias ativas de ensino que envolvam os alunos de maneira mais eficaz e prática no processo educativo, promovendo um aprendizado mais profundo e significativo. Diante disso, este Trabalho Final de Curso (TFC) busca explorar a satisfação dos alunos do curso de Engenharia Química da UFPB, a partir do quinto período, com o método de ensino atual. Através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, foram recolhidos dados sobre a experiência dos discentes com o curso, sua familiaridade com as metodologias ativas de ensino e suas percepções sobre o modelo tradicional de ensino. Os resultados apontam que 80% dos entrevistados consideram a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) como a metodologia ativa mais aplicável ao contexto do curso, seguida pelo STEAM (40%) e pelo Ensino Híbrido (40%), enquanto apenas 20% dos discentes indicaram a sala de aula invertida como relevante. Esses dados evidenciam que os estudantes desejam uma abordagem mais prática, que envolva a resolução de problemas reais e permita maior aplicabilidade do conhecimento teórico, manifestando a necessidade de maior integração entre teoria e prática, com o uso de metodologias que estimulem a colaboração, a criatividade e a solução de problemas práticos, características essenciais no perfil do engenheiro químico exigido pelo mercado atual. A partir dessas análises, o trabalho sugere a inserção e fortalecimento de metodologias ativas de ensino no curso de Engenharia Química, com foco na PBL, como uma forma de melhorar o engajamento e o aprendizado dos alunos, promovendo uma formação mais conectada às demandas contemporâneas da engenharia e da sociedade. Nessa perspectiva, infere-se que a adoção de abordagens mais modernas e interativas no ensino de Engenharia Química pode não apenas aumentar a motivação e o desempenho dos alunos, mas também preparar melhor os futuros profissionais para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, ao promover uma formação que valoriza a individualidade e o desenvolvimento de competências críticas e práticas. |
Abstract: | In the academic landscape of engineering, a common issue can be identified that, regardless of the field, directly affects student performance at some point during their undergraduate studies: the feeling of demotivation with the chosen course. General difficulties, excessive workloads, and teachers with questionable teaching methods are some of the most frequent complaints that surround the daily lives of various students from the Technology Center of the Federal University of Paraíba (UFPB), where the Department of Chemical Engineering is located. These issues underscore the inherent lack of enthusiasm for what should be the foundational training for their future professional lives. With the evolution of Digital Information and Communication Technologies (DICT), the rapid access to information leads engineering students to seek deeper knowledge, which is often superficially understood. In this context, the traditional teaching model—primarily lecture-based and without practical contextualization— no longer meets the needs that were once fulfilled by these methods, which still persist in many curricula across the country. This communicative gap highlights the urgent need to incorporate active learning methodologies that engage students more effectively and practically in the educational process, fostering deeper and more meaningful learning. In light of this, this Undergraduate Thesis (TFC) aims to explore the satisfaction of students in the Chemical Engineering course at UFPB, from the fifth semester onward, with the current teaching method. Through quantitative and qualitative research, data were collected on the students' experiences with the course, their familiarity with active learning methodologies, and their perceptions of the traditional teaching model. The results show that 80% of respondents consider ProjectBased Learning (PBL) as the most applicable active methodology for the course, followed by STEAM (40%) and Blended Learning (40%), while only 20% of students indicated the flipped classroom as relevant. These findings reveal that students seek a more practical approach that involves solving real-world problems and allows for greater applicability of theoretical knowledge, expressing the need for better integration between theory and practice, with the use of methodologies that encourage collaboration, creativity, and practical problem-solving— essential characteristics in the profile of chemical engineers demanded by the current job market. Based on these analyses, the study suggests the integration and strengthening of active learning methodologies in the Chemical Engineering course, focusing on PBL, as a way to improve student engagement and learning, promoting an education that is more aligned with contemporary engineering and societal demands. From this perspective, it is inferred that adopting more modern and interactive approaches in the teaching of Chemical Engineering can not only enhance student motivation and performance but also better prepare future professionals to face the challenges of the job market, by promoting education that values individuality and the development of critical and practical skills. |
Palavras-chave: | Aprendizagem baseada em projetos Inovação educacional Engajamento estudantil; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Engenharia Química |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34098 |
Data do documento: | 1-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Engenharia Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_willami_final_corrigido_tudo_FINAL-páginas (1).pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.