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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34109
Tipo: | TCC |
Título: | : Se essa cidade fosse minha: Uma cartilha informativa sobre o planejamento da cidade |
Autor(es): | Ferreira, Larissa Bernardo |
Primeiro Orientador: | Demartini, Juliana |
Resumo: | Viver e acessar a cidade assumem diferentes faces diante dos cenários construídos através de gestão e planejamento urbano. Apesar de afetarem o cotidiano de toda a população, o acesso às discussões relacionadas estão inseridas em práticas que não corroboram com a participação popular - seja por processos pseudo-participativos ou pela linguagem utilizada quando o encontro entre a técnica e o popular acontece. Por essa razão, este trabalho busca esclarecer temáticas gerais discutidas no meio profissional e acadêmico sobre o desenvolvimento da cidade e o seu planejamento através de uma cartilha explicativa ilustrada, visto a importância da educação urbana nesse contexto. Para isso, buscou-se entender a importância da participação popular nesses processos, reforçada de forma veemente pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001). Foi importante também investigar a percepção da população dos problemas da cidade através do documento de Diagnóstico Comunitário desenvolvido no processo de revisão do Plano Diretor da cidade de João Pessoa - PB e a partir disso buscar abordar temas selecionados para um primeiro volume. Diante disso, reforça-se a inclusão dos cidadãos em processos de planejamento e discussões sobre a cidade como um direito e um esforço fundamental para a construção de cidades mais justas e sustentáveis, cujo planejamento e gestão atendam às reais necessidades da população. |
Abstract: | Living in and accessing the city takes on different views against the scenarios shaped by urban management and planning. Despite affecting the daily lives of the entire population, the access to related discussions is embedded in practices that do not encourage citizen participation - whether through pseudo-participatory procedures or the technical language used when technic and popular perspectives meet. For this reason, this work seeks to clarify general topics discussed in the professional and academic field about city development and its planning through an illustrated explanatory booklet, given the relevance of urban education in this context. To this end, an effort was made to understand the importance of popular participation in these processes, which is strongly reinforced by the Estatuto da Cidade (Law 10.257/2001). It was also important to investigate the popular perception of the city problematics through the Community Diagnostic document produced during the process of revision of the João Pessoa - PB’s Master Plan and from there, seek to work on the selected themes for this first volume. In this light, the relevance of citizen inclusion in the process of urban planning and related discussions is reinforced as a civil right and a fundamental effort to build fairer and sustainable cities, where urban planning and management work toward the actual needs of its citizens. |
Palavras-chave: | planejamento urbano educação urbana participação popular |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Arquitetura e Urbanismo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34109 |
Data do documento: | 7-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC_Se essa Cidade_Final.pdf | 18,16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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