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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34117
Tipo: | Dissertação |
Título: | A educação não escolar como objeto formativo em cursos de pedagogia no Estado da Paraíba |
Autor(es): | Silva, Dário Vieira da |
Primeiro Orientador: | Severo, José Leonardo Rolim de Lima |
Resumo: | Diante de transformações sociais, culturais e políticas no cenário contemporâneo, as práticas educativas têm se diversificado cada vez mais, o que levou a uma maior inserção de Pedagogas/os em espaços para além da escola. Ainda assim, o curso de Pedagogia continua fortemente centrado na formação de professores/as para as etapas iniciais da Educação Básica, a partir de 2006, quando da homologação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso e, mais recentemente, em 2019, das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação Inicial de Professores/as da Educação Básica, pelo Conselho Nacional de Educação. Para contribuir com o debate sobre a formação de Pedagogas/os para a Educação Não Escolar (ENE), esta pesquisa buscou compreender o lugar de saberes e experiências formativas relacionadas a esse âmbito em cursos de Pedagogia no Estado da Paraíba, partindo das seguintes questões norteadoras: como a ENE aparece nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Pedagogia? Quais as perspectivas dos/das coordenadores/as e professores/as dos cursos quanto à formação para a ENE? Assim, a presente pesquisa teve como objetivo compreender o lugar da ENE em cursos presenciais de Pedagogia, ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no estado da Paraíba, com base nos PPC e nas concepções de coordenadoras/es e professores/as. Do ponto de vista teórico, a pesquisa pautou-se por referências sobre Pedagogia como ciência da educação, abarcando uma visão crítica acerca da formação inicial de Pedagogas/os centrada na docência, bem como sobre aspectos que caracterizam a ENE como prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, foi organizada a partir da Teoria Fundamentadas em Dados (TFD) na perspectiva construtivista de Charmaz (2009). O campo empírico da pesquisa consistiu em 11 cursos de Pedagogia, ofertados por IES públicas e privadas sediadas no Estado da Paraíba. Para a coleta de dados, foi utilizado o mapeamento documental dos PPC e questionários e entrevistas virtuais aplicados junto a coordenadores/as e professores/as dos cursos. A análise dos dados ocorreu mediante o processo de codificação em TFD. Os principais resultados da análise destacaram a necessidade de um amplo debate sobre a formação de Pedagogas/os e os processos de inclusão da ENE nos currículos dos cursos de Pedagogia nas Instituições da Paraíba, a importância do fortalecimento profissional em campos que transitam as/os Pedagogas/os, assim como a instituição de políticas públicas que incentivem esses processos. A Teoria Substantiva que surgiu a partir das análises dos dados conclui que, além de apontar a necessidade de ampliação do currículo de Pedagogia para incluir a Educação Não Escolar, é necessário o engajamento ativo de coordenadores/as e professores/as dos cursos para garantir uma formação integral das/os Pedagogas/os, contribuindo para o desenvolvimento de práticas em seus diversos espaços educativos. Portanto, é fundamental reconhecer as diversas possibilidades profissionais, sem resumir o seu trabalho pedagógico à docência. |
Abstract: | Faced with social, cultural and political transformations in the contemporary scenario, educational practices have increasingly diversified, which has led to a greater insertion of pedagogues in spaces beyond the school. Even so, the Pedagogy course continues to be strongly focused on training teachers for the initial stages of Basic Education, starting in 2006, when the National Curricular Guidelines were approved for the course and, more recently, in 2019, the Curricular Guidelines National Councils for Initial Training of Basic Education Teachers, by the National Education Council. To contribute to the debate on the training of pedagogues for Non-School Education (ENE), this research sought to understand the place of knowledge and training experiences related to this scope in Pedagogy courses in the State of Paraíba, based on the following guiding questions: how does ENE appear in the Pedagogical Projects of Pedagogy Courses (PPC)? What are the perspectives of course coordinators and teachers regarding training for ENE? Thus, the present research aimed to understand the place of ENE in face-to-face Pedagogy courses, offered by Higher Education Institutions (HEIs) based in the state of Paraíba, based on PPC and the conceptions of coordinators and teachers. From a theoretical point of view, the research was guided by references to Pedagogy as a science of education, encompassing a critical view of the initial training of pedagogues centered on teaching, as well as aspects that characterize ENE as a pedagogical practice. From a methodological point of view, it was organized based on the Data-Based Theory (TF) in the constructivist perspective of Charmaz (2009). The empirical field of research consisted of 11 Pedagogy courses, offered by public and private HEIs based in the State of Paraíba. For data collection, documentary mapping of PPC, questionares and virtual interviews were used with course coordinators and teachers. Data analysis occurred through the TFD coding process. The main results of the analysis highlighted the need for a broad debate on the training of pedagogues and the processes of including NSE in the curricula of pedagogy courses at institutions in Paraíba, the importance of professional strengthening in fields where pedagogues work, as well as the establishment of public policies to encourage these processes. The Substantive Theory that emerged from the analysis of the data concludes that, in addition to pointing out the need to expand the Pedagogy curriculum to include Non-School Education, there is a need for the active engagement of course coordinators and teachers in order to guarantee comprehensive training for pedagogues, contributing to the development of practices in their various educational spaces. It is therefore essential to recognize the various professional possibilities, without summarizing their pedagogical work as teaching. |
Palavras-chave: | Pedagogia - Currículo Educação não escolar Teoria Fundamentada em Dados - TFD Pedagogy Non-School Education Curriculum Grounded Theory |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34117 |
Data do documento: | 28-Jun-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
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