Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34120
Tipo: Tese
Título: A inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior privado em cursos da área da saúde : trajetórias de permanência
Autor(es): Araújo, Maria Filomena Spinelli
Primeiro Orientador: Jezine, Edineide
Resumo: Este trabalho de tese tem como objeto de estudo a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no ensino superior privado, em cursos da área da saúde. Buscou-se, como objetivo geral, analisar trajetórias de permanência das pessoas com deficiência nas IES privadas a fim de destacar, à luz de Bourdieu, aspectos das trajetórias individuais que determinam condições sociológicas de permanência em cursos na área da saúde. A questão posta à investigação é: como se caracterizam as trajetórias de permanência das pessoas com deficiência em cursos da área de saúde em instituições privadas de educação superior de João Pessoa, no cenário das políticas de inclusão? As perguntas contemplaram eixos importantes para traçar a permanência, como a trajetória anterior ao ensino superior, influências familiares, expectativas por ocasião do ingresso na educação superior, apoio institucional, enfim, múltiplos aspectos que confluíram para a permanência e para a trajetória na educação superior. O trabalho partiu da necessidade de investigar o contexto educacional, por meio do estudo das trajetórias de sujeitos alvos de um processo histórico e cultural de exclusão social que conseguiram acessar o ensino superior: as pessoas com deficiência, para comprovar a tese de que esses estudantes vivenciam um contexto que os possibilita o acesso ao ensino superior, porém, para permanecer, têm que enfrentar novos desafios, visto que o suporte institucional não é suficiente, e eles precisam criar estratégias, muitas vezes isoladas, que os possibilitem o apoio e o acolhimento necessários para a permanência deles nessas instituições. Para tanto, o conceito de trajetória de Bourdieu foi utilizado na análise das trajetórias de permanência. Dialogou-se com quatro estudantes, através de dois instrumentos: a aplicação de uma Escala de Avaliação da Permanência Discente e realização de entrevistas semiestruturadas. Na discussão, utilizou-se conceitos-chave de análise bourdieusiana: habitus, campo, mundo social e a teoria dos capitais, bem como a violência simbólica, que são elementos para pensar as multifaces da trajetória das pessoas com deficiência que conseguiram acesso à educação superior. Os estudantes foram representados por quatro instituições de educação superior do município de João Pessoa-PB, a saber: Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), Centro Universitário UNINASSAU, Centro Universitário UNIESP e Associação Paraibana do Ensino Renovado (ASPER). Os estudantes apresentavam deficiência intelectual, física e visual. A maioria dos estudantes advinha de escolas privadas, no ensino médio. Evidenciou-se trajetórias marcadas por forte apoio familiar, tanto para o ingresso como para a permanência no ensino superior. Ao final do estudo, concluiu-se que conseguir ingressar e permanecer no ensino superior é uma experiência exitosa, sobretudo quando se tem por vista pouco menos de 1% de alunos com deficiência conseguem acessar o ensino superior. Porém, ainda há desafios, principalmente de apoio institucional e pedagógico, para efetivar aquilo que consta na legislação acerca da inclusão social.
Abstract: This thesis’ work had as the study object the inclusion and stay of disabled people in private higher education, in healthcare courses. It was searched, as general objective, to analyze disabled people trajectories in private higher education in order to detach according to Bourdieu, individual trajectories aspects which determine stay sociological conditions in health courses. The raised question in the research is: How are the disabled people in healthcare courses of João Pessoa private higher education stay trajectories, inclusion scenery? The questions covered important routes, to draw the stay, as the trajectory before the higher education, family influences, expectations on the occasion of the entry of higher education, institutional support, finally, various aspects that culminated in the stay and in the higher education trajectory. The study was based on the need of investigating the educational context through the study of trajectories of subjects that are targets of a historic and cultural social exclusion who achieved to enter in the higher education: disabled people, to prove the Thesis that these students experience a context which permits them the higher education access, however, to stay there, they have to face new challenges, once the institutional support is not enough and they have to create strategies, often isolated, that permit the support and reception needed for their stay in these institutions. For that, was used Bourdieu Trajectory Concept in the stay permanence trajectories. There was discussion with four students, through two instruments: the application of a Student Permanence Evaluation Scale and semistructured interviews conduction. In the discussion, were used key concepts from Bourdieu analysis, as Habitus, field, social world and the Capital Theory, as well as the symbolic violence, that are elements to think about the multifaceted trajectory of disabled people that achieved to enter the Higher Education. The students were represented by four Higher Education institutions of João Pessoa, namely: Faculdade Internacional da Paraíba-FPB, Centro Universitário UNINASSAU, Centro Universitário UNIESP and ASPER- Associação Paraibana do Ensino Renovado. The students showed physical, intellectual and visual disabilities. Most students were from private schools, in secondary school. It was revealed a strong family support in the trajectories either to the entry as to the permanence in higher education. At the end of the study, it concluded that achieving to enter and stay in higher education is a successful experience, mainly when one consider that just 1% of the disabled students achieve to enter in the higher education. However, the challenges remain, mainly in regards to the institutional and pedagogical support, to carry out what is expressed in the social inclusion law.
RESUMEN Este trabajo de tesis tiene como objeto de estudio la inclusión y la permanencia de personas con discapacidad en educación superior privada, en cursos en el área de la salud. Esto buscó, como objetivo general, analizar las trayectorias de permanencia de las personas con discapacidad em la educación superior privada, del punto de vista de Bourdieu, que determinan condiciones sociológicas de permanencia en cursos en el área de la salud. La cuestión puesta en investigación es: Como se caracteriza las trayectorias de permanencia de las personas con discapacidad en cursos en el área de la salud en el sector privado de la educación superior de João Pessoa, en el escenario de las políticas de inclusión? Las preguntas han contemplado ejes importantes, para trazar la permanencia, como la trayectoria antes de la educación superior, influencias familiares, expectativas con ocasión de la entrada em la educación superior, apoyo institucional, en fin, múltiples aspectos que confluyeron para la permanencia e para la trayectoria en la educación superior. El estudio partió de la necesidad en investigar el contexto educacional por medio del estudio de las trayectorias de sujetos blancos de un proceso histórico y cultural de exclusión social que han logrado acceder la educación superior: las personas con discapacidad, para comprobar la Tesis de que los estudiantes vivencian un contexto que posibilita el acceso a la Educación Superior, por otro lado, para permanecer, tiene que afrontar nuevos retos, ya que el soporte institucional no es suficiente,y ellos deben crear estrategias, a menudo aisladas, que posibiliten el apoyo y acogida necesarios para su permanencia en estas instituciones. Para eso, el concepto de Trayectoria de Bourdieu ha sido utilizado para analizar las trayectorias de permanencia. Se dialogó con cuatro estudiantes, a través de dos instrumentos: una entrevista semiestrcturada y la aplicación de una Escala de Evaluación de la Permanencia Discente. En la discusión, se utilizó conceptos clave de análisis de Bourdieu como Habitus, campo, mundo social y la teoría de los capitales, así como la violencia simbólica, que son elementos para pensar las muchas caras de la trayectoria de las personas con deficiencia que conseguirán acceso a educación superior. Los estudiantes venían representados por cuatro instituciones de educación superior del municipio de João Pessoa, a saber: Faculdade Internacional da Paraíba-FPB, Centro Universitário UNINASSAU, Centro Universitário UNIESP y ASPER- Associação Paraibana do Ensino Renovado. Los estudiantes presentaban deficiencia intelectual, física y visual. La mayoría de estudiantes venia de escuelas privadas, en la enseñanza media. Se evidenció trayectorias marcadas por fuerte apoyo familiar, tanto para la entrada como para la permanencia en la educación superior. Al finalizar el estudio, se llegó a la conclusión de que lograr ingresar y permanecer en la educación superior es una experiencia exitosa, sobre todo cuando se tiene en cuenta que sólo 1% de alumnos con deficiencia consiguen acceder la educación superior. Pero, todavía hay retos, principalmente de apoyo y pedagógico, para hacer efectivo lo que figura en la legislación sobre la inclusión social.
Palavras-chave: Educação superior - Pessoas com deficiência
Ensino superior privado
Trajetória educacional Permanência
Cursos da área da saúde
Condições sociológicas
Inclusion of disabled people
Trajectories
Private higher education
Inclusión de personas con discapacidad
Trayectorias
Enseñanza superior privada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34120
Data do documento: 21-Dez-2022
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaFilomenaSpinelliAraújo_Tese.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons