Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34124
Tipo: | TCC |
Título: | Fronteiras cis temáticas entre a vulnerabilidade e a ascensão social : ideologias cisterroristas e processos sociais transgressores |
Autor(es): | Rodrigues, Flavio Brito |
Primeiro Orientador: | Nascimento, Pedro Francisco Guedes do |
Resumo: | Esta pesquisa estabelece um diálogo entre as experiências pessoais e as demandas sociais relativas a pessoas transgênero com o recorte racial e de classe, utilizando o método auto etnográfico como lente para analisar a trajetória de vida desde a infância até a universidade. O objetivo é identificar e evidenciar os fatores que moldaram essa trajetória, através de escritas e narrativas sistematizadas. As categorias conceituais debatidas na pesquisa são: cisgeneridade, cisterrorismo e interseccionalidade a partir das quais são realizadas as reflexões e análises. O primeiro capítulo, que introduz a pesquisa, contextualizando o método auto etnográfico e a relevância do tema; o segundo capítulo, que apresenta uma visão geral do conceito de cisgeneridade, contrastando-o com a experiência do autor. O capítulo quatro, e os subtópicos que se originam desse, apresentam relatos cronológicos sobre a descoberta da identidade, a trajetória educacional e a inserção social, evidenciando os desafios e as conquistas ao longo do percurso. Por fim, o último capítulo apresenta as considerações finais, sintetizando os principais achados e discutindo suas implicações teóricas e práticas. A partir de uma análise de conteúdo (as narrativas), possibilitou o aprofundamento dos fenômenos da vida pessoal na interface com os fenômenos do âmbito macro das questões sociais que os envolvem, dialogando com os principais conceitos do aporte teórico que embasa a pesquisa. |
Abstract: | This research establishes a dialogue between personal experiences and social demands related to transgender people with a racial and class perspective, using the autoethnographic method as a lens to analyze the life trajectory from childhood to university. The objective is to identify and highlight the factors that shaped this trajectory, through systematized writings and narratives. The conceptual categories discussed in the research are: cisgenderism, cisterrorism and intersectionality, from which reflections and analyses are carried out. The first chapter introduces the research, contextualizing the autoethnographic method and the relevance of the topic; the second chapter presents an overview of the concept of cisgenderism, contrasting it with the author's experience. Chapter four, and the subtopics that originate from it, present chronological accounts of the discovery of identity, the educational trajectory and social insertion, highlighting the challenges and achievements along the way. Finally, the last chapter presents the final considerations, summarizing the main findings and discussing their theoretical and practical implications. Based on a content analysis (the narratives), it was possible to delve deeper into the phenomena of personal life in the interface with the phenomena of the macro scope of the social issues that surround them, dialoguing with the main concepts of the theoretical framework that underpins the research. |
Palavras-chave: | Autoetnografia Cisgeneridade Cisterrorismo Interseccionalidade Autoethnography Cisgenderism Cisterrorism Intersectionality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34124 |
Data do documento: | 29-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rodrigues, Flavio Brito TCC.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons