Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3414
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Maria Rejane-
dc.date.accessioned2018-02-16T14:13:54Z-
dc.date.available2014-03-25-
dc.date.available2018-02-16T14:13:54Z-
dc.date.issued2013-12-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3414-
dc.description.abstractThis research focuses on the contribution of literary reading experienced in Early Childhood Education for the training of readers with the overall objective to analyze the way that literary reading is being experienced in school for early childhood education, particularly in relation to the official curriculum guidelines for this level. We sought to also examine how schools work with various literary genres in their reading, describing how the library space is explored in these institutions seeking to identify how actions and literary reading activities are implemented in school for early childhood education in order to promote a culture of readers. To do so, we chose a field research, a qualitative approach with a descriptive and exploratory approach. The research focused on three institutions of Child Education of the City of Lemon Tree - EP. We use as instruments to collect information , systematic observation with written records and the questionnaire , which allowed tracing the profile of research subjects to identify their habits , conceptions of reading strategies used in the classroom and the criteria used. From the analysis carried out in schools, one realizes that literary reading has been performed in schools Early Childhood Education, but much remains to reach the goal that aims at educating readers. There is little incentive and motivation on the part of librarians and realizes the need for more resources to improve the work done by teachers in order that the diversity and appropriateness of the use of the book of children's literature is the primary element of mediation for assistance pedagogical work with children from Kindergarten . Furthermore, we found that the strategies used to work the literary reading become repetitive, which demonstrates the lack of continued training for teachers to improve strategies used to carry out the activities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-16T14:13:54Z No. of bitstreams: 1 MRS25012014.pdf: 769781 bytes, checksum: ae9208be41a6e6e02a0dd9608baccdcb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-16T14:13:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MRS25012014.pdf: 769781 bytes, checksum: ae9208be41a6e6e02a0dd9608baccdcb (MD5) Previous issue date: 2013-12-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.titleA leitura na educação infantil e a formação de leitores no município de Limoeiro - PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Assis, Cristiane Sousa de-
dc.description.resumoEsta pesquisa enfoca a contribuição da leitura literária vivenciada na Educação Infantil para a formação de leitores, tendo como objetivo geral analisar a forma que a leitura literária vem sendo vivenciada na escola de Educação Infantil, sobretudo, em relação às orientações curriculares oficiais para este nível. Buscou-se também examinar como as escolas trabalham com a leitura literária em seus diversos gêneros, descrevendo de que forma o espaço da biblioteca é explorado nestas instituições buscando identificar como as ações e atividades de leitura literária são implantadas na escola de Educação Infantil, no sentido de promover uma cultura de leitores. Para tanto, optamos por uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo com uma abordagem descritiva e exploratória. A investigação incidiu sobre três instituições de Educação Infantil do município de Limoeiro – PE. Utilizamos como instrumentos de coleta de informações, a observação sistemática com registros escritos e o questionário, os quais permitiram traçar o perfil dos sujeitos de pesquisa, identificar seus hábitos, as concepções de leitura, as estratégias utilizadas na sala de aula e os critérios utilizados. A partir das análises realizadas nas escolas, percebe-se que a leitura literária tem sido realizada nas escolas de Educação Infantil, porém ainda falta muito para chegar ao objetivo que se almeja na formação de leitores. Há pouco incentivo e motivação por parte dos bibliotecários e percebe-se a necessidade de mais recursos para melhorar o trabalho realizado pelas professoras, tendo em vista que a diversidade e a adequação do uso do livro de literatura infantil é o elemento de mediação primordial para o auxílio do trabalho pedagógico com as crianças da Educação Infantil. Além disso, foi possível identificar que as estratégias utilizadas para trabalhar a leitura literária se tornam repetitivas, fato que demonstra a carência de formação continuada para que os professores possam melhorar as estratégias utilizadas para a realização das atividades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MRS25012014.pdf751,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.