Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3415
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da literatura infantil de Monteiro Lobato no ensino de crianças pré-escolares |
Autor(es): | Silva, Maria Cristina da |
Primeiro Orientador: | Moura, Giovanna Barroca de |
Resumo: | O presente estudo da ênfase a importância da Literatura Infantil do escritor Monteiro Lobato no ensino de crianças da Pré-escola, cuja mesma, é considerada a primeira etapa do processo educacional da criança, na qual a Literatura Infantil passa a ser utilizada em sala de aula para estimular na criança o gosto pela leitura e a descoberta de novas possibilidades de aprendizagens próprias. Este trabalho tem como objetivo geral deste estudo sobre literatura infantil – Compreender concepções e práticas docente na educação infantil da Escola Débora Maroja Guedes, acerca da abordagem do trabalho sobre a literatura infantil. É importante frisar, que o uso da Literatura Infantil vem dando certo, pois está dando oportunidades para que a criança expresse-se fazendo uso de sua oralidade através de gestos, de palavras, da dança e de apresentação da própria historia lida favorecendo o seu desenvolvimento infantil em todos os aspectos, sejam ele afetivo, emocional, cognitivo e social, proporcionando a cada criança novas formas de comunicação graças a esse brilhante escritor que escreveu e publicou vários livros literários endereçados para crianças, cujos mesmos vem sendo utilizados tanto sem alas de aula, como em casa, com a finalidade de estimular a criança a aprender de forma criativa, envolvente e significativa, como nos países mais desenvolvidos, cuja educação esta em primeiro ligar e em especial na área de Literatura Infantil. |
Abstract: | The present study focuses on the importance of Children's Literature the writer Monteiro Lobato in education of children of Pre-school, whose same, is considered the first step in the educational process of the child, in which the Children's Literature goes to be used in the classroom to foster child the taste for reading and the discovery of new possibilities of learning themselves. Finally, it is important to note that the use of Children's Literature has been working as it is providing opportunities for the child to express yourself using your orality through gestures, words, dance performances and the story itself deals favoring your child's development in all aspects, be it emotional, emotional, cognitive and social, giving each child new ways of communication through this brilliant writer who wrote and published several literary books addressed to children whose same has been used much without wings classroom, at home, in order to encourage the child to learn in a creative, engaging and meaningful way, as in most developed countries, whose education this first call and in particular in the area of children's Literature. |
Palavras-chave: | Literatura Monteiro Lobato Educação infantil |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3415 |
Data do documento: | 22-Jan-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MCS26022014.pdf | 465,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.