Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34164
Tipo: Dissertação
Título: A música na educação cristã clássica: concepções e perspectivas a partir do ensino de violino em uma escola confessional
Autor(es): Almeida, Juliana Mendonça de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Fábio Henrique Gomes
Resumo: A diversidade de práticas educativo-musicais tem sido algo recorrentemente destacado pela literatura especializada ao longo dos últimos anos. Do mesmo modo, no campo da educação, temos percebido um crescente interesse, tanto prático e metodológico, quanto investigativo, em perspectivas distintas de formação humana. Nesta conjuntura, destacamos aqui, como tema central deste trabalho, a educação cristã clássica e o ensino de violino no contexto da educação básica. A reunião dessas duas dimensões educativas acontece em uma escola confessional privada de educação básica em uma cidade do nordeste brasileiro, que há 3 anos tem desenvolvido uma proposta de educação cristã clássica, contando, entre diversos outros componentes curriculares, com o ensino de violino como dimensão músico-formativa. Assim, tomando como base uma pesquisa desenvolvida entre agosto de 2022 e julho de 2024, este trabalho apresenta e discute seus principais resultados. A pesquisa teve o objetivo geral de compreender as principais concepções em torno do ensino de violino, no contexto de uma escola básica, que possui como projeto educacional a educação cristã clássica. Para isso, foi conduzido um estudo de caso na escola pesquisada, tomando como base os seguintes instrumentos de coleta de dados: pesquisa documental, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas. Os principais resultados indicaram que a instituição analisada está em processo de estruturação de uma matriz curricular ideal, implementando o ensino coletivo e obrigatório do violino em alguns anos escolares, fundamentado na cosmovisão cristã da escola. Além disso, evidenciou-se a necessidade de uma formação musical específica no projeto educacional proposto, para que o ensino da música seja coerente com seu contexto. Esses resultados têm levado à interpretação de que o ensino da música na educação cristã clássica é uma realidade vigente, que busca atender às demandas atuais da sociedade de maneira inclusiva, estimulando o desenvolvimento de mais pesquisas sobre a temática.
Abstract: The diversity of educational-musical practices has been recurrently highlighted by specialized literature over the past few years. Similarly, in the field of education, we have observed a growing interest, both practical and methodological, as well as investigative, in different perspectives of human development. In this context, we highlight here, as the central theme of this work, classical Christian education and violin teaching within the scope of basic education. The combination of these two educational dimensions takes place in a private confessional school of basic education in a city in northeastern Brazil, which, for the past three years, has been developing a classical Christian education proposal, including, among various other curricular components, violin teaching as a musician-formative dimension. Thus, based on research conducted between August 2022 and July 2024, this work presents and discusses its main results. The general objective of the research was to understand the main conceptions surrounding violin teaching within the context of a basic school that adopts classical Christian education as its educational project. To achieve this, a case study was conducted at the researched school, using the following data collection instruments: documentary research, bibliographic research, and semi-structured interviews. The main results indicated that the analyzed institution is in the process of structuring an ideal curricular matrix, implementing mandatory collective violin teaching in some school years, grounded in the school's Christian worldview. Additionally, it became evident that there is a need for specific musical training within the proposed educational project so that music teaching aligns coherently with its context. These results have led to the interpretation that music education within classical Christian education is a current reality, aiming to meet the demands of society in an inclusive way, encouraging the development of further research on the subject.
Palavras-chave: Violino
Violino - Ensino coletivo
Educação cristã clássica
Educação musical
Collective violin teaching
Classical Christian education
Music education
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34164
Data do documento: 25-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaMendonçaDeAlmeida_Dissert.pdf14,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons