Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34167
Tipo: TCC
Título: Ultra fast fashion: influências das estratégias no comportamento de consumo das mulheres da geração Z
Autor(es): Ewald, Poliana Kogiaridis
Primeiro Orientador: Carvalho, Diana Lucia Teixeira de
Resumo: Este estudo tem por objetivo compreender como as estratégias de marketing mais utilizadas por empresas de ultra fast fashion, sendo elas a forte presença nas redes sociais, o user generated content (UGC) e gamificação em plataformas de e-commerce, influenciam o comportamento de consumo das mulheres da geração Z. Além de buscar identificar qual das estratégias apresenta maior impacto para que esse consumo ocorra e qual a percepção dessas consumidoras em relação a essa prática, considerando que essa geração tem uma consciência ambiental e social maior do que as demais. A metodologia adotada foi qualitativa, utilizando entrevistas semiestruturadas com mulheres consumidoras da geração Z, selecionadas por meio do método "bola de neve" e também por divulgação em redes sociais, as quais foram submetidas à análise de conteúdo. No total, foram 23 entrevistadas que admitiram consumir ultra fast fashion somente da Shein ou tinham a empresa como principal fonte de consumo desse mercado. Os resultados indicam que a presença constante da Shein nas redes sociais é fundamental para atrair e manter o engajamento das consumidoras. O UGC, em particular, desempenha um papel crucial na construção de confiança para efetivar compras e criar um senso de comunidade dentro da plataforma de compras. Além disso, o uso de gamificação no aplicativo da Shein motiva o uso contínuo da plataforma, criando um ciclo de recompensas e engajamento. Por outro lado, o estudo revelou um conflito ético e moral nas consumidoras, que, embora conscientes dos impactos negativos da ultra fast fashion, continuam a consumir devido à conveniência, ampla variedade de peças e preços acessíveis.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Ultra fast fashion
Estratégias de marketing
Comportamento do consumidor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34167
Data do documento: 7-Out-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PKE03042025.pdf615,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons