Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34169
Tipo: TCC
Título: Educação financeira: uma perspectiva sobre os universitários do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Autor(es): Teixeira, Sthefany Rochely Batista
Primeiro Orientador: Aires, Renan Felinto de Farias
Resumo: A educação financeira é um tema essencial na vida dos indivíduos, pois permite um maior conhecimento sobre os produtos financeiros e auxilia na conquista da independência financeira. Ademais, também ajuda na tomada de decisão informada, utilizando o dinheiro com aliado para alcançar seus objetivos. Neste contexto, este estudo se concentrou na compreensão e entendimento dos alunos universitários do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o tema educação financeira. Portanto, o objetivo do estudo foi compreender a relação entre educação financeira, características individuais e comportamento financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPB. Em termos metodológicos, trata- se de uma pesquisa de campo de cunho quantitativo realizada com uma amostra de 157 discentes do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado composto por três seções e análise de dados se deu a partir de estatísticas descritivas, técnica de diferença de médias (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e de análise de correlações (correlação de Spearman). Os resultados revelam que 36,94% não tem um nível de conhecimento financeiro suficiente para gerir bem suas finanças. Além disso, 33,1% dos participantes relataram que a falta de conhecimento é o principal desafio enfrentado pelos universitários, e, com base nesses desafios, foi identificado que 22,9% não se sentem preparados para lidar com suas finanças após a graduação. Adicionalmente, foi identificado que existe uma diferença estatística significativa no nível de conhecimento financeiro em relação ao gênero, destacando que o gênero feminino apresenta um menor conhecimento. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para auxiliar na identificação de lacunas na aprendizagem e implementar estratégias pedagógicas que promovam a continuidade do tema abordado.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Educação financeira
Decisões financeiras
Finanças pessoais
Administração
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34169
Data do documento: 30-Set-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRBT04042025.pdf432,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons