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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34169| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação financeira: uma perspectiva sobre os universitários do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
| Autor(es): | Teixeira, Sthefany Rochely Batista |
| Primeiro Orientador: | Aires, Renan Felinto de Farias |
| Resumo: | A educação financeira é um tema essencial na vida dos indivíduos, pois permite um maior conhecimento sobre os produtos financeiros e auxilia na conquista da independência financeira. Ademais, também ajuda na tomada de decisão informada, utilizando o dinheiro com aliado para alcançar seus objetivos. Neste contexto, este estudo se concentrou na compreensão e entendimento dos alunos universitários do curso de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sobre o tema educação financeira. Portanto, o objetivo do estudo foi compreender a relação entre educação financeira, características individuais e comportamento financeiro de estudantes do curso de Administração da UFPB. Em termos metodológicos, trata- se de uma pesquisa de campo de cunho quantitativo realizada com uma amostra de 157 discentes do curso. A coleta de dados foi realizada a partir de um questionário estruturado composto por três seções e análise de dados se deu a partir de estatísticas descritivas, técnica de diferença de médias (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis) e de análise de correlações (correlação de Spearman). Os resultados revelam que 36,94% não tem um nível de conhecimento financeiro suficiente para gerir bem suas finanças. Além disso, 33,1% dos participantes relataram que a falta de conhecimento é o principal desafio enfrentado pelos universitários, e, com base nesses desafios, foi identificado que 22,9% não se sentem preparados para lidar com suas finanças após a graduação. Adicionalmente, foi identificado que existe uma diferença estatística significativa no nível de conhecimento financeiro em relação ao gênero, destacando que o gênero feminino apresenta um menor conhecimento. Por fim, os resultados deste estudo contribuem para auxiliar na identificação de lacunas na aprendizagem e implementar estratégias pedagógicas que promovam a continuidade do tema abordado. |
| Abstract: | No abstract. |
| Palavras-chave: | Educação financeira Decisões financeiras Finanças pessoais Administração |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34169 |
| Data do documento: | 30-Set-2024 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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