Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34171
Tipo: TCC
Título: A importância da literatura infantojuvenil para a formação cognitiva na infância e adolescência
Autor(es): Lucena, Ana Nely da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Primeiro Coorientador: Melo, Inayara Élida Aquino de
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de refletirmos a cerca da importância da literatura infantojuvenil na formação cognitiva na infância e adolescência, pensando nos desafios enfrentados por professores brasileiros no que condiz aos objetivos de ensino de literatura. Além disso, diversas pesquisas demonstram que os docentes, na maioria dos casos, pensam apenas na historiografia literária ao inves de promover práticas de letramento literário e de reflexões críticas que, por sua vez, contribuam no desenvolvimento da leitura; da criticidade e da cidadania como um todo. Como objetivo geral, propomos refletir sobre a importância da literatura infantojuvenil para a formação cognitiva na infância e adolescência. De modmo mkais específico, procuramos conhecer a literatura infantojuvenil; analisar o papel do professor enquanto agente de letramento literário e explorar contribuições da literatura infantojuvenil no desenvolvimento cognitivo da leitura. Os processos cognitivos de leitura; interpretação e significação cognitiva do mundo são melhor compreendidos por meio da literatura infantojuvenil; do letramento literário e da concepção que o docente adota em suas práticas escolares. Neste sentido, o Ensino de literatura deve-se pautar no letramento literário e nas práticas críticas. Optamos pelo estudo de revisão bibliográfica, de viés indutivo e abordagem qualitvativa. Os resultados apontam para necessidade de Ensino de literature na perspetiva do letramento literário crítico; do docente enquanto agente de letramento e da necessidade de ampliar o conhecimento literário nos discentes no intuito de construção crítica do sujeito e da cidadania.
Abstract: This work was developed with the aim of reflecting on the importance of children's literature in cognitive formation in childhood and adolescence, thinking about the challenges faced by Brazilian teachers in terms of the objectives of teaching literature. In addition, various studies have shown that, in most cases, teachers only think about literary historiography rather than promoting literary literacy practices and critical reflections that, in turn, contribute to the development of reading, criticality and citizenship as a whole. As a general objective, we propose to reflect on the importance of children's literature for cognitive development in childhood and adolescence. More specifically, we seek to learn about children's literature; analyze the role of the teacher as an agent of literary literacy and explore the contributions of children's literature to the cognitive development of reading. The cognitive processes of reading, interpretation and cognitive meaning of the world are better understood through children's literature, literary literacy and the concept that teachers adopt in their school practices. In this sense, the teaching of literature should be based on literary literacy and critical practices. We opted for a literature review study, with an inductive bias and a qualitative approach. The results point to the need to teach literature from the perspective of critical literary literacy; the teacher as an agent of literacy and the need to expand literary knowledge in students in order to critically construct the subject and citizenship.
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Letramento literário
Leitura
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34171
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANSL09122024.pdf500,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons