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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34172
Tipo: | TCC |
Título: | A inteligência artificial e a relevância do professor de português: a identidade docente sob a perspectiva do ensino de produção textual em José Wanderley Geraldi |
Autor(es): | Araújo, Andressa Mariano Vieira de |
Primeiro Orientador: | Silva, Jorgevaldo de Souza |
Resumo: | Nesta pesquisa, nosso tema introduz a reflexão sobre a atual relevância do professor de linguagens, aqui o português, em sala de aula a partir da análise das mudanças históricas na concepção de texto, principalmente após o advento da IA (inteligência artificial) gerativa com processamento de linguagem natural. Apesar das transformações sociais e tecnológicas ao longo dos últimos anos, nota-se que o ensino formal de língua ainda é baseado em modelos mecânicos, formalistas e metalinguísticos que levam os alunos a desvalorizarem a reflexão crítica no ato de leitura e escrita verbal – habilidades imprescindíveis no contexto virtual-digital em que vivemos. Além disso, tendo em vista o contato com novos recursos tecnológicos que lhes oferecem “respostas prontas e únicas”, o aluno pode perder de vista os elementos principais que caracterizam uma produção textual. Com o objetivo de refletir sobre a importância da figura docente em meio aos novos desafios ao ensino de leitura e produção de texto ocasionados pelo uso superficial de ferramentas digitais, que podem realizar tarefas escolares “sozinhas” em um piscar de olhos, nosso trabalho foi baseado em uma pesquisa exploratória e qualitativa, com revisão bibliográfica e análise documental de publicações relevantes que mesclam o passado e o presente sobre objetos em foco, a fim de apresentar cada objeto até alcançarmos o ponto de tensão, com seus benefícios e prejuízos, entre eles. Assim, partimos de uma análise sobre as concepções de texto sob o olhar da Linguística Textual apresentada nas ideias de Marcuschi (1983) e Beaugrande e Dressler (1981 apud Costa Val, 2004) até uma exposição inicial, com base nas ideias de McCarthy (2017), Kaufman (2019, 2023) e Klein e Gunkel (2023), sobre o desenvolvimento da inteligência artificial, seu recente avanço na área de processamento linguístico e as implicações da tecnologia gerativa sob análise do chatbot ChatGPT. Desta forma, introduzimos a reflexão com base nas ideias de Geraldi (2011 [1999]) sobre como o professor, enquanto mediador da aprendizagem, continua a ser relevante em salas de aula ao equilibrar o uso de novas tecnologias na educação, como o caso das ferramentas com IA, e estimular o letramento e a interpretação textual crítica dos alunos nas mais diversas interlocuções linguísticas a fim de obter, com sucesso, o desenvolvimento das práticas letradas nos alunos e superar as novas dificuldades para o ensino de leitura e da escrita |
Abstract: | No Abstract |
Palavras-chave: | Texto Ensino Inteligência artificial Relevância Professor |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34172 |
Data do documento: | 5-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
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