Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34182
Tipo: | TCC |
Título: | A literatura juvenil no ensino de língua portuguesa: estratégias para o desenvolvimento da competência leitora |
Autor(es): | Santos, Franciele Soares dos |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França |
Primeiro Coorientador: | Braz, Rafael Francisco |
Resumo: | A presente pesquisa investiga a influência da literatura juvenil no desenvolvimento da competência leitora no ensino de Língua Portuguesa (LP), com ênfase na aplicação das estratégias de Letramento Literário aplicada às dificuldades de leitura dos estudantes brasileiros, evidenciadas conforme o PISA (2022); destacou a necessidade de métodos pedagógicos acessíveis e lúdicos para engajar os jovens leitores. O objetivo desta pesquisa é verificar como as etapas do Letramento Literário postuladas pelo pesquisador Rildo Cosson (2014) — motivação, introdução, leitura e interpretação — são aplicadas ao corpus literário O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (2010), e como contribuem para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia que foi adotada consiste em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nas teorias de Cosson (2014), Zilberman (2012) e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). O estudo está dividido em duas categorias e aborda, na Categoria I, o letramento literário e as estratégias de ensino, segundo Cosson e Zilberman, destacando a importância do professor como mediador para a formação de leitores críticos. Na Categoria II, são analisadas as nuances da obra O Pequeno Príncipe, que aborda temas universais como amizade e responsabilidade, proporcionando oportunidades para uma leitura crítica e reflexiva. A análise mostra que, a literatura juvenil integrada ao ensino de Língua Portuguesa (LP) de forma estratégica pode ser um recurso essencial para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II. |
Abstract: | No abstract. |
Palavras-chave: | Literatura juvenil O pequeno príncipe Letramento literário Ensino de língua portuguesa Competência leitora |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34182 |
Data do documento: | 29-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FSS09122024.pdf | 361,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons