Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34182
Tipo: TCC
Título: A literatura juvenil no ensino de língua portuguesa: estratégias para o desenvolvimento da competência leitora
Autor(es): Santos, Franciele Soares dos
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Primeiro Coorientador: Braz, Rafael Francisco
Resumo: A presente pesquisa investiga a influência da literatura juvenil no desenvolvimento da competência leitora no ensino de Língua Portuguesa (LP), com ênfase na aplicação das estratégias de Letramento Literário aplicada às dificuldades de leitura dos estudantes brasileiros, evidenciadas conforme o PISA (2022); destacou a necessidade de métodos pedagógicos acessíveis e lúdicos para engajar os jovens leitores. O objetivo desta pesquisa é verificar como as etapas do Letramento Literário postuladas pelo pesquisador Rildo Cosson (2014) — motivação, introdução, leitura e interpretação — são aplicadas ao corpus literário O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry (2010), e como contribuem para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II. A metodologia que foi adotada consiste em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa, fundamentada nas teorias de Cosson (2014), Zilberman (2012) e nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular BNCC (2018). O estudo está dividido em duas categorias e aborda, na Categoria I, o letramento literário e as estratégias de ensino, segundo Cosson e Zilberman, destacando a importância do professor como mediador para a formação de leitores críticos. Na Categoria II, são analisadas as nuances da obra O Pequeno Príncipe, que aborda temas universais como amizade e responsabilidade, proporcionando oportunidades para uma leitura crítica e reflexiva. A análise mostra que, a literatura juvenil integrada ao ensino de Língua Portuguesa (LP) de forma estratégica pode ser um recurso essencial para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos do Ensino Fundamental II.
Abstract: No abstract.
Palavras-chave: Literatura juvenil
O pequeno príncipe
Letramento literário
Ensino de língua portuguesa
Competência leitora
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34182
Data do documento: 29-Nov-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSS09122024.pdf361,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons