Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195
Tipo: TCC
Título: A escrita na educação básica: utilizando o ChatGPT como ferramenta de melhoria de textos em aulas de língua portuguesa
Autor(es): Alcantara, Karine de Souza
Primeiro Orientador: Silva, Jorgevaldo de Souza
Resumo: Na Educação básica os estudantes se deparam com o desafio de aprofundar suas habilidades de leitura e escrita e, entre as diversas competências que devem ser desenvolvidas, a habilidade de redigir textos de forma clara, coerente e estruturada ocupa um lugar de destaque nas aulas de Língua Portuguesa. Para os professores, auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades também é um desafio posto que a correção de textos exige a análise de diversos aspectos textuais, desde a gramática e ortografia até a coerência e originalidade da escrita, o que torna esse processo demorado. Nesse contexto, surge a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, como uma possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica no que diz respeito à melhoria da escrita acadêmica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar como o ChatGPT pode contribuir para a correção e aprimoramento de textos em aulas de Língua Portuguesa na educação básica. De forma específica, buscou-se identificar as funcionalidades do ChatGPT que podem ser aplicadas no contexto educacional; avaliar os impactos do uso dessa tecnologia no processo de correção de textos; investigar como ela pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, e apresentar os limites e desafios da utilização do ChatGPT. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica do tipo integrativa de estudos publicados entre 2022 e 2024. Assim, autores tais como Pereira (2023); Rodrigues; Paiva e Silva (2023); Biswas; Dobaria e Cohen (2023); Penteado e Peres (2023); Lechien et al. (2024) e Barreto (2023) embasaram a discussão cuja estrutura foi organizada em quatro capítulos: o primeiro trata-se da introdução com a contextualização e principais aspectos do estudo; o segundo capítulo aborda as características da Inteligência Artificial, o surgimento do ChatGPT e algumas experiências da aplicação dessa ferramenta na educação; no terceiro capítulo, são apresentados os resultados ligados diretamente ao objetivo; enquanto o quarto capítulo apresenta as considerações finais do estudo. Evidenciou-se a escassez de estudos, principalmente, no Ensino Fundamental.
Abstract: No Abstract.
Palavras-chave: Chat GPT
Ensino de língua portuguesa
Aprimoramento da escrita
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Linguística
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195
Data do documento: 6-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KSA09122024.pdf226,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons