Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195
Tipo: | TCC |
Título: | A escrita na educação básica: utilizando o ChatGPT como ferramenta de melhoria de textos em aulas de língua portuguesa |
Autor(es): | Alcantara, Karine de Souza |
Primeiro Orientador: | Silva, Jorgevaldo de Souza |
Resumo: | Na Educação básica os estudantes se deparam com o desafio de aprofundar suas habilidades de leitura e escrita e, entre as diversas competências que devem ser desenvolvidas, a habilidade de redigir textos de forma clara, coerente e estruturada ocupa um lugar de destaque nas aulas de Língua Portuguesa. Para os professores, auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades também é um desafio posto que a correção de textos exige a análise de diversos aspectos textuais, desde a gramática e ortografia até a coerência e originalidade da escrita, o que torna esse processo demorado. Nesse contexto, surge a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, como uma possibilidade de aprimoramento da prática pedagógica no que diz respeito à melhoria da escrita acadêmica. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar como o ChatGPT pode contribuir para a correção e aprimoramento de textos em aulas de Língua Portuguesa na educação básica. De forma específica, buscou-se identificar as funcionalidades do ChatGPT que podem ser aplicadas no contexto educacional; avaliar os impactos do uso dessa tecnologia no processo de correção de textos; investigar como ela pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades de escrita dos alunos, e apresentar os limites e desafios da utilização do ChatGPT. Para tanto, recorreu-se à revisão bibliográfica do tipo integrativa de estudos publicados entre 2022 e 2024. Assim, autores tais como Pereira (2023); Rodrigues; Paiva e Silva (2023); Biswas; Dobaria e Cohen (2023); Penteado e Peres (2023); Lechien et al. (2024) e Barreto (2023) embasaram a discussão cuja estrutura foi organizada em quatro capítulos: o primeiro trata-se da introdução com a contextualização e principais aspectos do estudo; o segundo capítulo aborda as características da Inteligência Artificial, o surgimento do ChatGPT e algumas experiências da aplicação dessa ferramenta na educação; no terceiro capítulo, são apresentados os resultados ligados diretamente ao objetivo; enquanto o quarto capítulo apresenta as considerações finais do estudo. Evidenciou-se a escassez de estudos, principalmente, no Ensino Fundamental. |
Abstract: | No Abstract. |
Palavras-chave: | Chat GPT Ensino de língua portuguesa Aprimoramento da escrita |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Linguística |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34195 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KSA09122024.pdf | 226,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons