Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34200
Tipo: TCC
Título: Entre páginas e primeiros passos: o impacto do gibi na sensibilização sobre a prematuridade em sala de aula
Autor(es): Marinho, Letícia Pillar Altino Costa
Primeiro Orientador: Rodrigues , Hermano de França
Primeiro Coorientador: Sousa, Rebeca Monteiros Ayres de
Resumo: As HQs têm o potencial de facilitar o diálogo sobre temáticas complexas e fraturantes para as crianças através do trabalho das ilustrações e de uma linguagem acessível, o que, no contexto da prematuridade, podem ser aliadas na conscientização da temática, sobre as dificuldades que podem ser enfrentadas por crianças que nasceram prematuramente. A partir disso, o presente trabalho objetivou analisar a história em quadrinhos Turma da Mônica: Uma História de Prematuridade, escrita pelo Instituto Maurício de Souza (2023), amparados pelas considerações de Zilberman (2002) e Coelho (2000) à respeito do gênero Histórias em Quadrinhos no contexto de sala de aula, bem como pelos constructos de Guedes (2008), esteio para dialogar sobre a temática da prematuridade. Conjecturou-se que Turma da Mônica: Uma História de Prematuridade (2023) é um exímio texto literário capaz de promover a sensibilização sobre os entraves da prematuridade na conjuntura escolar.
Abstract: No Abstract.
Palavras-chave: Educação infantil
Histórias em quadrinhos
Prematuridade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34200
Data do documento: 5-Dez-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPACM09122024.pdf606,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons