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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3424
Tipo: | TCC |
Título: | O brincar na educação infantil: uma análise sobre a prática do(a) educador(a) |
Autor(es): | Magalhães, Ana Celli Liz do Nascimento Melo, Valeria Sobral de |
Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luisa Nogueira de |
Resumo: | Brincar é saudável e indicado para o crescimento intelectual e social da criança, que brincando se torna criativa e responsável quando interpreta outros gestos e atitudes durante a brincadeira. Dessa forma, a criança está agindo frente à realidade de maneira não-literal transformando suas ações do cotidiano. Na brincadeira ela cria e recria normas e funções com significado para aquela determinada brincadeira. O brincar também eleva a autoestima da criança contribuindo para interiorizar determinados valores, os quais, têm um significado muito importante na construção da personalidade da criança. É com esse olhar que nossa pesquisa busca analisar e chamar a atenção para a importância de como o brincar na Educação Infantil é indispensável, pois brincando a criança irá desenvolver a sua imaginação, criatividade e seu raciocínio, também a socialização e o emocional quando a brincadeira envolver outras crianças. Nosso intuito é relacionar a ação do brincar com orientação pedagógica e o brincar sem a orientação do educador. Assim, o objetivo principal de nossa pesquisa foi analisar como os educadores estão exercendo suas práticas e qual visão que eles têm sobre essa importância do brincar para as crianças. Nessa perspectiva, a nossa pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa que compreendeu uma pesquisa empírica com os professores da educação infantil da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa/PB. Para isso, realizamos observações na sala de referência e elaboramos um questionário que foi aplicado ao final das observações. A partir de nossas análises, pudemos perceber que realmente a brincadeira é importante e que as crianças se interessam por ela, mas o espaço físico do Centro de Referência de Educação Infantil (CREI) onde foi realizada a pesquisa é muito pequeno e não atende à demanda que é grande; além de poucos recursos disponíveis para auxiliar nos momentos lúdicos. Dessa forma, as crianças não conseguem se movimentar bem e o que deveria ser prazeroso se transforma em situações de conflitos entre elas, na disputa de espaço e brinquedos. Tais análises parecem indicar que faltam dinâmicas, planejamento e mediação por parte das educadoras no que se refere ao brincar na educação infantil. |
Abstract: | Playing is healthy and indicated for the child’s intellectual and social developing, who playing becomes creative and responsible when interpreting other gestures and attitudes while play. In this way, the child is acting in the face of reality in a non-literal way, transforming his everyday actions. In jest it creates and recreates rulers and functions with meaning for that particular game. Playing also increases the child's self- esteem by helping to internalize certain values, which have a very important meaning in the construction of the child's personality. It is with this observation that our research whishes to analyze and call attention to the importance of how to play in child Education is indispensable, because playing, the child will develop their imagination, creativity and their reasoning, also the socialization and the emotional when the game Involve other children. Our intention is to relate the action of playing with pedagogical guidance and play with the guidance of the educator. Thus, the main objective of our research was to analyze how teachers are practicing their practices and what vision they have about this importance of playing for children. From this perspective, our research developed from a qualitative approach that comprised an empirical research with the kindergarten teachers of the municipal teaching network of the city of João Pessoa / PB. So, we made observations in the reference room and elaborated a questionnaire that was applied at the end. From our analysis, we could realize that to play is really important and that the children are interested in it, but the physical space of the Centro de referência a Educação Infantil (CREI) where the research was carried out is very small and does not support the demand that is big; As well as the few resources available to assist in the playtime. In this way, children cannot move well and what should be pleasurable turns into situations of conflict among them, in the dispute of space and toys. Such analyzes seem to indicate that there is a lack of dynamics, planning and mediation on the part of educators when it comes to playing in kindergarten. |
Palavras-chave: | Lúdico - jogos e brincadeiras Educação infantil Prática docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3424 |
Data do documento: | 16-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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