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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34251
Tipo: Dissertação
Título: O meme é a mensagem: cultura memética, entretenimento digital e estética remix na cultura participativa
Autor(es): Inocêncio, Luana Ellen de Sales
Primeiro Orientador: Soares, Thiago
Resumo: Como uma espécie de folclore pós-moderno, os memes de internet são artefatos da cultura digital, elaborados por interagentes que ressignificam assuntos cotidianos, conteúdos midiáticos e discursos sociopolíticos por meio do humor. Ao observar como esse processo se realiza, esta pesquisa visa problematizar o intenso fluxo da cultura audiovisual amadora, guiada pela reapropriação memética, que os interagentes produzem e circulam como forma de entretenimento, articulando um arcabouço teórico da cibercultura, em busca de novas hipóteses para o fenômeno. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar de que forma a ressignificação criativa de conteúdos audiovisuais - utilizando-se de softwares de edição para criar paródias, remixes ou mashups - permite a estruturação coletiva de uma experiência lúdica do consumo e interpretação dos produtos culturais. Para tanto, é realizado um mapeamento dos gêneros da linguagem memética, buscando categorizá-los a partir de uma taxonomia que permita identificar suas particularidades, seus modos de construção simbólica, de síntese e ressignificação em suas interfaces plásticas e sensíveis. A pesquisa visa ainda observar as relações interacionais, cognitivas e de sociabilidade implícitas nesse processo, no qual a partir de um conjunto de termos e referências, um imaginário específico é reconhecido e intensamente vivenciado pelos interagentes, constituindo uma rica amostra da intimidade dos fãs com seu universo diegético. Como elemento articulador desta investigação, serão analisados os memes criados e compartilhados a partir de dois grandes eventos midiáticos, o Oscar 2014 e o Grammy 2015, buscando compreender como a indústria do entretenimento potencializa a imersão discursiva do fã-espectador nesses eventos, através do encadeamento de performances catalisadoras de memes e discursos segmentados, pautados em elementos que reconfiguram a experiência midiática do fã-espectador da cultura pop.
Abstract: As a kind of post-modern folklore, internet memes are artifacts of digital culture, elaborated by interactors that resignify everyday matters, media content and sociopolitical discourses through humor. By observing how this process takes place, this research aims to question the heavy flow of amateur audiovisual culture, guided by memetic reappropriation, that the interactors produce and disseminate as entertainment, articulating a known theoretical framework of cyberculture, looking for new hypotheses for the phenomenon. In this sense, the objective of this study is to investigate how the creative reinterpretation of audiovisual content - using editing softwares to create parodies, remixes or mashups - allows the collective structure of a playful experience of consumption and interpretation of cultural products. To this end, is conducted a mapping of genres of memetic language, seeking categorize them from a taxonomy for identifying its peculiarities, its modes of symbolic construction, synthesis and reinterpretation in their plastic and sensitive interfaces. The research aims to observe the interactionals, cognitives and sociability relations implied in this process, in which from a set of terms and references, a specific imaginary is recognized and intensely experienced by interactors, being a rich sample of intimacy with his fans and his diegetic universe. As an articulating element of this investigation, memes created and shared from two major media events will be analyzed, the Oscar 2014 and the Grammy in 2015, seeking to understand how the entertainment industry potentiates the discursive fan-viewer immersion in these events, by the chaining of catalysing performances of memes and targeted speeches, guided by elements that reconfigure the media experience of the pop culture fan-spectator.
Palavras-chave: Meme
Entretenimento
Cultura digital
Estética remix
Cultura participativa
Entertainment
Digital culture
Remix aesthetics
Participatory culture
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34251
Data do documento: 30-Ago-2015
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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