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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34274
Tipo: Dissertação
Título: Letramento literário no 7º ano do ensino fundamental: uma experiência com a leitura de crônicas
Autor(es): Barroso, Paulo Henrique Lima
Primeiro Orientador: Hosokawa, Antonieta Buriti de Souza
Segundo Orientador: Sales, Laurênia Souto
Resumo: O ensino da literatura no Ensino Fundamental Anos Finais é um desafio para os professores, uma vez que a ênfase em sala de aula tem sido dada ao ensino de língua portuguesa (produção textual e análise linguística). Além disso, quando o texto literário é abordado em sala de aula, o professor tende a explorar a obra literária a partir de fragmentos, dando preferência às práticas de ensino que privilegiam aspectos da língua. Outrossim, para potencializar a problemática, mesmo que a literatura esteja presente também no mundo digital como forma de entretenimento, outras atividades coexistem ao ato da leitura como concorrentes, tais como: assistir séries, jogos e as redes sociais que também podem entreter o educando. Neste contexto, este estudo visa propiciar a recepção crítica, reflexiva e prazerosa da crônica literária para os alunos do 7º ano em uma escola pública em Conde, na Paraíba. Dessa maneira, a dissertação apresenta uma reflexão sobre o ensino da literatura em sala de aula e sobre o valor estético do gênero crônica, embasada em estudos de Cândido (2011), Sá (1997) e Moisés (2012), bem como aborda a sequência básica de leitura, proposta por Cosson (2021), que norteia o ensino da literatura na educação básica e, por fim, discute a noção de temas caracterizadores (Zilberman, 2005), relacionando-os com a aula de literatura para entender quais são as contribuições que essa ideia pode gerar na prática pedagógica do professor. Essa pesquisa tem respaldo em documentos norteadores e oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), que pressupõem a formação do aluno leitor e a sala de aula como um espaço possível para construção da relação entre o educando e a obra literária. Ademais, com base na sequência básica de Cosson (2021), esse estudo tem como método a pesquisa-ação de natureza intervencionista, num total de dezoito aulas, que se desenvolveram em oficinas temáticas, a partir da leitura de crônicas. Nesse cenário, conclui-se que os discentes se envolveram com a atividade, participando de forma ativa, principalmente nas etapas de motivação, que envolviam o debate, a música e a ida para a biblioteca. Com relação às oficinas de leitura das crônicas, observou-se que a prática colaborou para a formação leitora, considerando a relação dostextos com temas relacionados à realidade da turma. No entanto, na última etapa do projeto, referente à produção textual da crônica, a atividade foi concluída por apenas parte dos alunos, dada a dificuldade que eles enfrentam nessa área do ensino de língua portuguesa. Contudo, tal fato não impediu de se verificar que, em relação ao objetivo proposto para a pesquisa, as atividades contribuíram para o desenvolvimento do gosto pela leitura literária, assim como para o aprimoramento dashabilidadesde leitura crítica e reflexiva dotexto literário pelos alunos. Por fim, a pesquisa pretende também contribuir, por meio de um caderno pedagógico, para o compartilhamento da metodologia de aula aplicada, a fim de oferecer à comunidade acadêmica, aos professores, aos estudantes do curso de letras e à comunidade escolar mais uma ferramenta pedagógica. Essa iniciativa visa propiciar o desenvolvimento da sensibilidade estética e o estímulo da recepção crítico-reflexiva no sétimo ano do Ensino Fundamental.
Abstract: Teaching literature in the final years of middle school is a challenge for teachers since the emphasis in the classroom has been on teaching Portuguese (textual production and linguistic analysis). Furthermore, when the literary text is introduced in the classroom, the teacher tends to explore the literary work in fragments, giving preference to teaching practices that focus on aspects of language. Moreover, to maximize the problem, even though literature is also present in the digital world as a form of amusement, other activities coexist with the act of reading as competitors, such as: watching series, games and social networks that can also entertain the student. In this context, this study aims to promote the critical, reflective, and enjoyable reception of the literary chronicle genre for 7th grade students in a public school in Conde, Paraíba. In this way, the dissertation presents a reflection on the teaching of literature in the classroom and on the aesthetic value of the chronicle genre, based on studies by Cândido (2011), Sá (1997) and Moisés (2012), as well as addressing the basic reading sequence proposed by Cosson (2021), which guides the teaching of literature in basic education and, finally, discusses the notion of characterizing themes (Zilberman, 2005), relating them to the literature class to understand what contributions this idea can generate in the teacher's pedagogical practice. This research is supported by guiding and official documents of Brazil, such as the Parâmetros Curriculares Nacionais (Brazil, 1998) and the Base Nacional Comum Curricular (Brazil, 2018), which propose the development of the student reader and the classroom as a possible space for building the relationship between the student and the literary work. In addition, based on Cosson's basic sequence (2021), this study uses interventionist action research as its method, with a total of eighteen classes, which were developed in thematic workshops, based on the reading of chronicles. In this scenario, it was concluded that the students got involved in the activity, participating actively, especially in the motivation stages, which involved debate, music and going to the library. Regarding the workshops for reading the chronicles, it was noted that the practice contributed to reading education, considering the relationship between the texts and themesrelated to the reality of the class. However, in the last stage of the project, which involved producing the chronicle, only some of the students completed the activity, given the difficulties they face in this area of Portuguese language teaching. However, this fact did not stop us from verifying that, in relation to the objective proposed for the research, the activities contributed to developing a taste for literary reading, as well as improving the students' critical and reflective reading skills of the literary text. Finally, the research also aims to contribute, through a pedagogical notebook, to exchange the lesson methodology applied, to offer the academic community, teachers, students of the modern language course (Portuguese) and toschool community another pedagogical tool. This initiative intendsto foster thedevelopment of aesthetic sensitivity and the stimulation of critical-reflexive reception in the seventh year of middle school.
Palavras-chave: Literatura
Formação leitora
Sequência básica
Crônica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34274
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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