Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Andréa Fernandes de-
dc.creatorNascimento, Márcia Silva do-
dc.date.accessioned2018-02-22T12:04:21Z-
dc.date.available2017-11-06-
dc.date.available2018-02-22T12:04:21Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3427-
dc.description.abstractThis work aims to analyze how it has been implemented the Low 10.639/2003 that deals with contents of Afro-Brazilian History and Culture, in the curricula of two schools of the municipal network of João Pessoa, in the area of youth and adult education. From a methodological point of view, it is a case study, based on oral history (MEIHY; HOLANDA, 2014). For the collection of data, we used a semi-structured interview (GIL, 2008). We interviewed two female teachers who work in cycle IV in the classes of YAE and a coordinator, seeking to understand what the Law 10.639 says; perceive the relationship between the law and the adult education; identify the municipal network schools that are putting into practice the content of Afro-Brazilian History and Culture; and verify the effects of this legislation on school management. In this direction, we can conclude that the implementation and the applicability of that law do not match what it says the Law 10.639, both from the point of view of teaching practice and school planning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-22T12:04:21Z No. of bitstreams: 1 ABSA14122017.pdf: 540351 bytes, checksum: 2fcd03749fcdc6c4e3b55bac21edc74d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-22T12:04:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ABSA14122017.pdf: 540351 bytes, checksum: 2fcd03749fcdc6c4e3b55bac21edc74d (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLei 10.639pt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleHistória e cultura afro-brasileira na educação de jovens e adultos: uma análise sobre as ações de escolas da prefeitura de João Pessoapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Severino Bezerra da-
dc.contributor.advisor2Costa, Eduardo Antonio de Pontes-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar como vem sendo implementada a Lei 10.639/2003 que trata dos conteúdos da História e Cultura Afro-Brasileira, nos currículos de duas escolas da rede municipal de João Pessoa, na área de Educação de Jovens e Adultos. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso, tendo por base a história oral (MEIHY; HOLANDA, 2014). Para a coleta de dados, utilizamos de entrevista semi-estruturada (GIL, 2008). Foram entrevistadas duas professoras que atuam no ciclo IV nas turmas de EJA e uma coordenadora buscando compreender o que diz a Lei 10.639; perceber a relação entre a lei e a educação de adultos; identificar as escolas da rede municipal que estão colocando em prática o conteúdo da História e Cultura Afro-Brasileira; e verificar os efeitos desta legislação na gestão escolar. Nessa direção, podemos concluir que a implementação e a aplicabilidade da referida lei não correspondem ao que diz a Lei 10.639, tanto do ponto de vista da prática docente quanto do planejamento escolar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AFS06112017.pdf753,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.