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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34291
Tipo: | Dissertação |
Título: | Visibilidades negras e "escrevivência" em documentários dirigidos e protagonizados por mulheres negras (2015-2019) |
Autor(es): | Magalhães, Leonilia Mendes |
Primeiro Orientador: | Veiga, Ana Maria |
Resumo: | As mulheres negras sentem a assimetria do gênero e da raça na invisibilidade em que muitas vezes são colocadas na sociedade. A indústria cinematográfica, que há muito tempo é tida como um meio de propagação do machismo e do racismo, é também acusada de não dar as mesmas oportunidades profissionais e de visibilidade a todos os segmentos sociais. Logo, este trabalho pretende discutir a invisibilidade das cineastas negras e das mulheres negras em geral como protagonistas de suas histórias e da própria cena cinematográfica. Para isso, foram entrevistadas cineastas negras que realizaram documentários nos últimos anos e que têm como tema o racismo e os impactos dele nas vidas das mulheres negras. Espera-se aferir sobre as dificuldades de serem mulheres e negras na indústria cinematográfica, o que as motivou na escolha do formato documentário para a realização de seus filmes e de que forma elas imaginam que os filmes analisados na pesquisa contribuem para o debate sobre o racismo e suas consequências nas vidas das mulheres negras. O trabalho, no campo da História, será pautado na metodologia da história oral e nas possibilidades políticas das ferramentas conceituais da interseccionalidade e da “escrevivência”, conceito cunhado por Conceição Evaristo. |
Abstract: | Black women feel the gender and race asymmetry in the invisibility in which several times they are put in society. The movie industry, which has been considered for a long time as a mean of male chauvinism and racism propagation, is also accused for not giving equal visibility and professional opportunities to all social segments. Hence, this work aims to discuss the lack of visibility from the black film-maker women and also from black women in general, as the protagonists of their stories and of the movie scene. For that, black movie-maker women who, in the last years, made documentaries which theme was racism and its impact in the black women lives were interviewed. It’s expected to assess the difficulties of being black women in the movie industry, what motivated them in the choice of the documentary format to produce their movies and how they think the analyzed movies in this research contribute to the debate about racism and its consequences in the black women lives. The work, in the History field, will be guided in the oral history methodology and in the political possibilities from the conceptual tools from intersectionality and “escrevivência”, a concept forged by Conceição Evaristo. |
Palavras-chave: | Indústria cinematográfica - Mulheres negras Cineastas negras - Invisibilidade Racismo - Mulheres negras Black women movie-makers Escrevivência Intersectionality Documentary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34291 |
Data do documento: | 26-Set-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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