Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34315
Tipo: | TCC |
Título: | Vivências de leitura literária: as fábulas e a formação de leitores no ensino fundamental II |
Autor(es): | Borges, Lucele de Sousa |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França |
Resumo: | O texto literário é um dos recursos que podem estimular o desenvolvimento das competências leitoras de alunos que ainda estão no processo de internalização da leitura. Nesse processo, o professor desempenha um papel fundamental, atuando como um motivador no encontro do leitor com a literatura. Entre os gêneros literários, as fábulas se destacam como uma opção atraente: são textos curtos e de temas interessantes, proporcionando um contato prazeroso com a leitura e resultados significativos, desde que as atividades propostas sejam planejadas com o objetivo de ampliar as competências leitoras, formando leitores proficientes. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo desenvolver as habilidades de leitura crítica e interpretativa dos alunos por meio da análise literária de fábulas, utilizando atividades lúdicas e interativas que estimulem a compreensão dos elementos narrativos, simbólicos e morais, além de promover o prazer pela leitura e a reflexão sobre temas universais e valores éticos presentes nesse gênero. O percurso metodológico adotado foi uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em contato com a equipe pedagógica e os professores da E.E.E.F.M. Antenor Navarro – Guarabira, PB, durante o Estágio Supervisionado. Os resultados indicaram que as narrativas curtas e moralistas das fábulas são eficazes em atrair a atenção dos estudantes, pois constituem um gênero literário de fácil leitura e compreensão, além de abordarem questões emocionais, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da empatia e do respeito mútuo. Concluiu-se que as fábulas servem como uma ponte para aproximar os estudantes do mundo da literatura, permitindo-lhes refletir sobre suas próprias ações e experiências. É essencial criar continuamente estratégias que conectem os conhecimentos adquiridos na vida e na escola com criatividade e fantasia, por meio da magia da leitura de fábulas, promovendo o desenvolvimento da criticidade dos alunos. |
Abstract: | Literary texts are one of the resources that can stimulate the development of reading skills in students who are still in the process of internalizing reading. In this process, the teacher plays a fundamental role, acting as a motivator in the reader's encounter with literature. Among literary genres, fables stand out as an attractive option: they are short texts with interesting themes, providing a pleasurable contact with reading and significant results, as long as the proposed activities are planned with the objective of expanding reading skills, forming proficient readers. In this context, this study aims to develop students' critical and interpretative reading skills through the literary analysis of fables, using playful and interactive activities that stimulate the understanding of narrative, symbolic and moral elements, in addition to promoting the pleasure of reading and reflection on universal themes and ethical values present in this genre. The methodological path adopted was an exploratory research, with a qualitative approach. Data were collected in contact with the pedagogical team and teachers of E.E.E.F.M. Antenor Navarro – Guarabira, PB, during the Supervised Internship. The results indicated that the short and moralistic narratives of fables are effective in attracting students' attention, as they constitute a literary genre that is easy to read and understand, in addition to addressing emotional issues, creating an environment conducive to the development of empathy and mutual respect. It was concluded that fables serve as a bridge to bring students closer to the world of literature, allowing them to reflect on their own actions and experiences. It is essential to continually create strategies that connect the knowledge acquired in life and at school with creativity and fantasy, through the magic of reading fables, promoting the development of students' critical thinking. |
Palavras-chave: | Leitura Literatura Fábula Competências Leitoras Ensino fundamental |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34315 |
Data do documento: | 3-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LSB09122024.pdf | 578,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons