Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34319
Tipo: | TCC |
Título: | O conde de Monte Cristo: uma releitura do clássico a partir do letramento literário |
Autor(es): | Policarpo, Marcus Vinícius Ferreira |
Primeiro Orientador: | Silva, Henrique Miguel de Lima |
Primeiro Coorientador: | Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo propor uma releitura do clássico francês O Conde de Monte Cristo, de Alexandre Dumas (2012) e Chianca (2008), na perspectiva do letramento literário. Para tanto, propõe-se uma prática de leitura sugerida para turmas do 9º Ano do Ensino Fundamental II – Anos Finais, seguindo as etapas da sequência básica (Cosson, 2020). Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e tem como percurso metodológico a revisão bibliográfica, cujo aporte teórico se embasa nos estudos acerca dos clássicos em Calvino (2001), Candido (2011); e do letramento literário em Cosson (2020), Zilberman (2012), Silva (2023) entre outros. Ademais, as categorias analíticas selecionadas, os princípios, valores e aprendizados representados na obra ora analisada evidenciam a relevância do valor estético e literário, seja na sala de aula ou para além dela, contribuindo tanto para a formação leitora quanto para a formação integral do sujeito, sendo um caminho de autoaperfeiçoamento de habilidades e competências que, baseando-se no letramento literário, prepara a formação de estudantes para se tornarem novos leitores e cidadãos mais preparados de forma moral e ética, dado que, por meio da literatura, os leitores encontram um meio de aprender a superar desafios e obstáculos em sua vivência social. |
Abstract: | This work aims to propose a reinterpretation of the French classic The Count of Monte Cristo, by Alexandre Dumas (2012) and Chianca (2008), from the perspective of literary. To this end, a reading practice suggested for 9th grade classes of Elementary School II – Final Years is proposed, following the stages of the basic sequence (Cosson, 2020). This research has a qualitative approach and its methodological path is a bibliographic review, whose theoretical contribution is based on studies on the classics in Calvino (2001), Candido (2011); and on literary literacy in Cosson (2020), Zilberman (2012), Silva (2023) among others. Furthermore, the selected analytical categories, principles, values and learning represented in the work analyzed here demonstrate the relevance of aesthetic and literary value, whether in the classroom or beyond, contributing both to the formation of readers and to the integral formation of the subject, being a path of self-improvement of skills and competencies that, based on literary literacy, prepares the formation of students to become new readers and citizens who are more prepared in a moral and ethical way, given that, through literature, readers find a way to learn to overcome challenges and obstacles in their social experience. |
Palavras-chave: | Literatura O conde de Monte Cristo Letramento literário Sequência básica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34319 |
Data do documento: | 6-Dez-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso EAD) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MVFP06122024.pdf | 870,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons