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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34333
Tipo: Dissertação
Título: Identidade, pertencimento e relações étnico-raciais: a promoção da educação antirracista no ensino fundamental a partir da leitura de Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Nunes , Sonaya Kelly de Souza
Primeiro Orientador: Sales, Laurênia Souto
Resumo: Após as mudanças legais provocadas pela Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2003), a necessidade de uma perspectiva pedagógica que esteja voltada às relações étnico-raciais, ao combate ao racismo e à discriminação passou a fazer parte da agenda de redução das desigualdades motivada pelo reconhecimento do sujeito em sua singularidade, em sua relação com o pertencimento étnico-racial e formação de cidadãos conscientes de sua historicidade e cidadania. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa é promover práticas de leitura literária que contribuam para o desenvolvimento de uma educação antirracista e para a desconstrução do racismo estrutural, a partir da leitura de Onde estaes felicidade e Favela, de Carolina Maria de Jesus. Os relatos que constituem a produção literária de Carolina Maria de Jesus trazem questões pertinentes ao contexto social brasileiro em pontos sensíveis e balizadores da formação da cidadania. As inquietações de sua narrativa de autoficção retratam as condições do povo negro e periférico do país que possui a maior população negra fora de África. Seus relatos são fontes que permitem a historização dos impactos do racismo estrutural presente na sociedade brasileira e as consequências de uma abolição tardia é elemento estruturante para a proposta pedagógica de formação leitora que ancora esta pesquisa. Como aporte teórico para o estudo sobre práticas de leitura, a pesquisa fundamenta-se em Soares (2002), Lajolo (2001), Bamberger (2002); para subsidiar as discussões do conceito de identidade, pertencimento e racismo, partirmos Nascimento (2016), Hall (2006), Bhabha (2009), Almeida (2020) e Ribeiro (2020); e sobre a proposta de letramento literário, destacamos Cosson (2009), Melo (2014). A natureza da investigação é qualitativa, interventiva e propositiva. Seguindo os procedimentos da pesquisa-ação, utilizou-se como ferramentas de geração de dados a aplicação de questionários, rodas de conversa, oficinas de leitura e arte. Os resultados da pesquisa apontam que a prática de leitura de textos produzidos pela escritora negra Carolina de Jesus, quando devidamente mediada pelo docente em oficinas cujos recortes temáticos estão direcionados para um letramento literário e racial, contribuiu fundamentalmente para sensibilizar os/as estudantes da turma de 9º ano do ensino fundamental , sujeitos dessa pesquisa, e oportunizar o debate sobre as condições do povo negro no Brasil, provocando-os a refletir, ressignificar e fortalecer seu pertencimento identitário. Para além desses resultados, o plano de ação desenvolvido resultou em um conjunto de atividades que possibilitam a mediação e formação leitora com fins a uma educação antirracista nos anos finais do ensino fundamental.
Abstract: RESUMEN Después de los cambios legales provocados por la Ley 10.639/2003 (BRASIL, 2003), la necesidad de una perspectiva pedagógica centrada en las relaciones étnico-raciales, la lucha contra el racismo y la discriminación pasó a formar parte de la agenda para la reducción de las desigualdades motivada por el reconocimiento del sujeto en su singularidad, en su relación con la pertenencia étnico-racial y la formación de ciudadanos conscientes de su historicidad y ciudadanía. Por tanto, el objetivo general de esta investigación es promover prácticas de lectura literaria que contribuyan al desarrollo de una educación antirracista y a la deconstrucción del racismo estructural, a partir de la lectura de Onde estaes felicidad y Favela, de Carolina María de Jesús. Los relatos que componen la producción literaria de Carolina María de Jesús plantean cuestiones pertinentes al contexto social brasileño en puntos sensibles y marcadores de la formación de ciudadanía. Las preocupaciones de su narrativa de autoficción retratan las condiciones de la gente negra y periférica del país que tiene la mayor población negra fuera de África. Sus relatos son fuentes que permiten la historización de los impactos del racismo estructural presente en la sociedad brasileña y las consecuencias de una abolición tardía es un elemento estructurante para la propuesta pedagógica de formación de lectores que ancla esta investigación. Como aporte teórico al estudio de las prácticas lectoras, la investigación se basa en Soares (2002), Lajolo (2001), Bamberger (2002); subsidiar discusiones sobre el concepto de identidad, pertenencia y racismo, a partir de Nascimento (2016), Hall (2006), Bhabha (2009), Almeida (2020) y Ribeiro (2020); y sobre la propuesta de alfabetización literaria, destacamos a Cosson (2009), Melo (2014). La naturaleza de la investigación es cualitativa, intervencionista y proposicional. Siguiendo los procedimientos de investigación-acción, se utilizaron como herramientas de generación de datos cuestionarios, círculos de conversación, talleres de lectura y arte. Los resultados de la investigación indican que la práctica de lectura de textos producidos por la escritora negra Carolina de Jesus, cuando debidamente mediada por el docente en talleres cuyos recortes temáticos se orientan hacia la alfabetización literaria y racial, contribuyó fundamentalmente a sensibilizar a los/las estudiantes de lo 9º año de la escuela primária, sujetos desta investigácion, y crear espacios para el debate sobre las condiciones del pueblo negro en Brasil, llevándolos a reflexionar, resignificar y fortalecer su pertenencia identitaria. Además de estos resultados, el plan de acción desarrollado se tradujo en un conjunto de actividades que posibilitan la mediación y la formación lectora con el objetivo de la educación antirracista en los ultimos años de la escuela primaria.
Palavras-chave: Letramento literário
Educação antirracista
Identidade
Carolina Maria de Jesus
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Mestrado Profissional em Letras (Profletras)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34333
Data do documento: 31-Jul-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) - Mestrado Profissional em Letras (Profletras)

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