Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3438
Tipo: TCC
Título: A contribuição da afetividade no desenvolvimento das crianças pequenas em uma creche do município de Bayeux
Autor(es): Silva, Ana Carla França da
Primeiro Orientador: Espindola, Maíra Lewtchuk
Resumo: O presente trabalho abordou a contribuição da afetividade na Educação Infantil, no qual investigou como as professoras de uma Creche de Bayeux entendem a afetividade na relação professora-criança no desenvolvimento infantil, e se essa questão permeia as práticas na sala de atividades. Foi utilizada como metodologia a observação e a aplicação de um questionário com cinco professoras da creche pesquisada. Com o objetivo principal analisar como as professoras da Creche de Bayeux entendem a afetividade na relação professora-criança com o binômio cuidar e educar. Ele foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no Trabalho de Conclusão do Curso. De acordo com os resultados obtidos, foi possível perceber nas respostas as dificuldades que as professoras possuem em integrar na rotina o cuidar e o educar. A forma que o espaço da creche foi organizado também dificulta a superação desse binômio, assim como prejudica o trabalho com a afetividade. Por fim, ainda destaca-se uma necessidade de aprofundamento nas teorias de desenvolvimento infantil, inclusive a proposta por Wallon, para que se construa um desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil levando em conta os aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos.
Abstract: The present study has as main objective to analyze how the teachers of Daycare one in Bayeux understand the affectivity in the teacher-child relationship in the process of child learning. It was carried out through a qualitative research developed in the Undergraduate thesis. The work addressed the contribution of affectivity in Early Childhood Education, and investigated how the teachers of the Daycare one in Bayeux understand the affectivity in the teacher-child relationship in the process of child learning and whether this issue permeates practices in the room of activities. It was used as methodology the observation and the application of a questionnaire with five teachers of the daycare center. According to the results obtained, it was possible to perceive in the answers the difficulties that the teachers have in integrating in the routine the care and the educate. The way that daycare space was organized also makes it difficult to overcome this binomial, as well as undermines work with affectivity. Lastly, there is still a need to deepen theories of child development, including that proposed by Wallon, so that an integral development of the child in Infant Education can be built taking into account the cognitive, motor and affective aspects.
Palavras-chave: Educação infantil
Afetividade
Cuidar - educar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3438
Data do documento: 6-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACFS25012018.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.