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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34418
Tipo: Dissertação
Título: Eric Voegelin e a crise do espírito : como o fechamento para as ordens transcendentes dá origem aos messianismos políticos modernos
Autor(es): Galdino, Welton Neemias Simplicio
Primeiro Orientador: Barros, Vitor Sommavilla de Souza
Resumo: A realidade do espírito, ao longo de toda a obra de Voegelin, ocupa um lugar de preeminência. Não admira, portanto, que essa própria realidade tenha fornecido ao filósofo as bases sobre as quais se assenta sua ciência política. Como grata destinatária dos eventos a que deram origem a filosofia grega e o cristinianismo primitivo, a filosofia de Voegelin só pôde analisar e julgar os fenômenos políticos com os quais se ocupou porque a abertura grega e cristã para o espírito, para o domínio transcendente, relativizou as ordens mundanas, para as quais o filósofo pôde, daí em diante, olhar desde uma perspectiva mais independente. Analisamos, desta feita, como o gnosticismo moderno, mais tarde também chamado de revolta egofânica, fecha-se dogmaticamente para essa realidade do espírito, voltando a sacralizar o domínio do poder mundano outrora dessacralizado pela filosofia e pela revelação cristã. Fechado assim para a realidade do espírito, o homem passa a querer realizá-la na terra. Dito de outro modo, a crise do espírito, eclipsado já agora pelo apocalipse e deificação do homem, dará vazão aos surtos grandiloquentes que vimos tão bem encarnados no fenômeno totalitário: o homem que se arroga poderes totais não é senão este mesmo homem que, em primeiro lugar, descartou as realidades transcendentes para se fazer mais plenamente senhor do mundo — de um mundo a ser retificado, redimido e gerido sob as mãos de ferro dos messianismos políticos que dominaram o cenário político moderno dos últimos dois séculos. Para a filosofia, ponto ao qual nossa investigação chegará por último, as consequências desse fechamento implicará no que Voegelin chamará de idofobia, ou proibição de toda questão fundamentalmente filosófica que faça vir novamente à tona a realidade do espírito. A crise do espírito, resultará claro, não constitui somente crise religiosa, mas também e fundamentalmente, crise filosófica.
Abstract: The reality of the spirit occupies a place of prominence throughout Voegelin's entire work. It is no surprise, therefore, that this very reality provided the philosopher with the foundations upon which his political science rests. As a grateful recipient of the events originating from Greek philosophy and early Christianity, Voegelin's philosophy was only able to analyze and judge the political phenomena it addressed because the Greek and Christian openness to the spirit, to the transcendent realm, relativized worldly orders. From this new perspective, the philosopher could henceforth view these orders with greater independence. We analyze, therefore, how modern Gnosticism, later also referred to as egophanic revolt, dogmatically closes itself off from this reality of the spirit, resacralizing the realm of worldly power that had previously been desacralized by philosophy and Christian revelation. Once closed to the reality of the spirit, humanity seeks to realize it on earth. In other words, the crisis of the spirit, now eclipsed by the apocalypse and deification of man, gives rise to the grandiose outbursts we see so vividly embodied in the totalitarian phenomenon: the man who arrogates total powers to himself is none other than the one who, first, discarded transcendent realities to become more fully the master of the world — of a world to be rectified, redeemed, and managed with an iron hand by the political messianisms that dominated the modern political landscape over the past two centuries. For philosophy — a point our investigation will ultimately reach — the consequences of this closure result in what Voegelin terms idophobia or the prohibition of any fundamentally philosophical question that might once again bring the reality of the spirit back to light. The crisis of the spirit, it will become clear, constitutes not only a religious crisis but also, and fundamentally, a philosophical one.
Palavras-chave: Filosofia política
Religião política
Salto no ser
Desdivinização do político
Antifilosofia
Gnosticismo moderno
Political religion
Political philosophy
Leap in being
De-divinization of political organization
Anti-philosophy
Modern Gnosticism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Filosofia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34418
Data do documento: 30-Ago-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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