Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3444
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlves, Bianca Taiana Santos Linhares-
dc.date.accessioned2018-02-23T12:48:05Z-
dc.date.available2017-12-12-
dc.date.available2018-02-23T12:48:05Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3444-
dc.description.abstractEste Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene por objetivo presentar una intervención pedagógica, basada en la producción de una autobiografía visual, con estudiantes de la modalidad Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Se trata de un estudio exploratorio, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, acompañado del relato de la experiencia vivida en la realización de la actividad. Para la elaboración de este estudio exploratorio, la investigación bibliográfica se basó en fuentes teóricas como: Furtado (2015), Ribeiro, Nunes y Pacholok (2014), Piconez (2013), Sardelich (2006), Tvardovskas (2010), Vilela (2013, 2015). Los documentos consultados fueron la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN), Ley no 9394/96, el Parecer CNE / CEB no 11/2000, la Resolución CNE / CEB no 1/2000, la Resolución CNE / CEB no 4 (2010), la Resolución CNE / CEB no 3/2010, los Parámetros Curriculares Nacionales (BRASIL, 1997) y la tercera versión de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), de abril de 2017. La producción de la autobiografía visual posibilita el conocimiento de la trayectoria personal y profesional de los participantes, valorizando el saber sensible y cotidiano de esas personas. Las narrativas visuales de los estudiantes de la EJA, que participaron de esa actividad, indicaron aquello que tiene relevancia inmediata para la vida personal de los mismos. La autobiografía visual también ofreció una posibilidad de que los estudiantes de la EJA aprendieran a partir de problemas y cuestiones de la propia realidad, dando sentido y reconocimiento de sus identidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-23T12:48:04Z No. of bitstreams: 1 BTSLA12122017.pdf: 3436318 bytes, checksum: ad0a7ca340b63d03b670c0b00037e77d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-23T12:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BTSLA12122017.pdf: 3436318 bytes, checksum: ad0a7ca340b63d03b670c0b00037e77d (MD5) Previous issue date: 2017-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEnsino - artept_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectAutobiografía visualpt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos: uma experiência com autobiografia visualpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sardelich, Maria Emilia-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar uma intervenção pedagógica, baseada na produção de uma autobiografia visual, com estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida na realização da atividade. Para a elaboração desse estudo exploratório, a pesquisa bibliográfica fundamentou-se em fontes teóricas como: Furtado (2015), Ribeiro, Nunes e Pacholok (2014), Piconez (2013), Sardelich (2006), Tvardovskas (2010), Vilela (2013, 2015). Os documentos consultados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei no 9394/96, o Parecer CNE/CEB no 11/2000, a Resolução CNE/CEB no 1/2000, a Resolução CNE/CEB no 4/2010, a Resolução CNE/CEB no 3/2010, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de abril de 2017. A produção da autobiografia visual possibilita o conhecimento da trajetória pessoal e profissional dos participantes, valorizando o saber sensível e cotidiano dessas pessoas. As narrativas visuais dos estudantes da EJA, que participaram dessa atividade, indicaram aquilo que têm relevância imediata para a vida pessoal dos mesmos. A autobiografia visual também ofereceu uma possibilidade para os estudantes da EJA aprenderem a partir de problemas e questões da própria realidade, conferindo sentido e reconhecimento de suas identidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BTSLA12122017.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.