Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3444Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Alves, Bianca Taiana Santos Linhares | - |
| dc.date.accessioned | 2018-02-23T12:48:05Z | - |
| dc.date.available | 2017-12-12 | - |
| dc.date.available | 2018-02-23T12:48:05Z | - |
| dc.date.issued | 2017-11-28 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3444 | - |
| dc.description.abstract | Este Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene por objetivo presentar una intervención pedagógica, basada en la producción de una autobiografía visual, con estudiantes de la modalidad Educación de Jóvenes y Adultos (EJA). Se trata de un estudio exploratorio, fundamentado en investigación bibliográfica y documental, acompañado del relato de la experiencia vivida en la realización de la actividad. Para la elaboración de este estudio exploratorio, la investigación bibliográfica se basó en fuentes teóricas como: Furtado (2015), Ribeiro, Nunes y Pacholok (2014), Piconez (2013), Sardelich (2006), Tvardovskas (2010), Vilela (2013, 2015). Los documentos consultados fueron la Ley de Directrices y Bases de la Educación Nacional (LDBEN), Ley no 9394/96, el Parecer CNE / CEB no 11/2000, la Resolución CNE / CEB no 1/2000, la Resolución CNE / CEB no 4 (2010), la Resolución CNE / CEB no 3/2010, los Parámetros Curriculares Nacionales (BRASIL, 1997) y la tercera versión de la Base Nacional Común Curricular (BNCC), de abril de 2017. La producción de la autobiografía visual posibilita el conocimiento de la trayectoria personal y profesional de los participantes, valorizando el saber sensible y cotidiano de esas personas. Las narrativas visuales de los estudiantes de la EJA, que participaron de esa actividad, indicaron aquello que tiene relevancia inmediata para la vida personal de los mismos. La autobiografía visual también ofreció una posibilidad de que los estudiantes de la EJA aprendieran a partir de problemas y cuestiones de la propia realidad, dando sentido y reconocimiento de sus identidades. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-23T12:48:04Z No. of bitstreams: 1 BTSLA12122017.pdf: 3436318 bytes, checksum: ad0a7ca340b63d03b670c0b00037e77d (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-02-23T12:48:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BTSLA12122017.pdf: 3436318 bytes, checksum: ad0a7ca340b63d03b670c0b00037e77d (MD5) Previous issue date: 2017-11-28 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - arte | pt_BR |
| dc.subject | Cultura visual | pt_BR |
| dc.subject | Autobiografía visual | pt_BR |
| dc.title | Educação de jovens e adultos: uma experiência com autobiografia visual | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sardelich, Maria Emilia | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo apresentar uma intervenção pedagógica, baseada na produção de uma autobiografia visual, com estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de um estudo exploratório, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, acompanhado do relato da experiência vivida na realização da atividade. Para a elaboração desse estudo exploratório, a pesquisa bibliográfica fundamentou-se em fontes teóricas como: Furtado (2015), Ribeiro, Nunes e Pacholok (2014), Piconez (2013), Sardelich (2006), Tvardovskas (2010), Vilela (2013, 2015). Os documentos consultados foram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei no 9394/96, o Parecer CNE/CEB no 11/2000, a Resolução CNE/CEB no 1/2000, a Resolução CNE/CEB no 4/2010, a Resolução CNE/CEB no 3/2010, os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997) e a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de abril de 2017. A produção da autobiografia visual possibilita o conhecimento da trajetória pessoal e profissional dos participantes, valorizando o saber sensível e cotidiano dessas pessoas. As narrativas visuais dos estudantes da EJA, que participaram dessa atividade, indicaram aquilo que têm relevância imediata para a vida pessoal dos mesmos. A autobiografia visual também ofereceu uma possibilidade para os estudantes da EJA aprenderem a partir de problemas e questões da própria realidade, conferindo sentido e reconhecimento de suas identidades. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BTSLA12122017.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
