Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34470
Tipo: | TCC |
Título: | O uso de excel na resolução de problemas sobre juros: experiência com uma turma do 3º ano de uma escola da rede estadual da Paraíba |
Autor(es): | Monteiro, Gabriel da Silva |
Primeiro Orientador: | Varella, Vinícius Martins |
Resumo: | O ensino de Matemática Financeira nem sempre se dá de modo contextualizado e dinâmico. Contudo, compreendemos que ensinar Matemática Financeira com resolução de problemas que se aproximem da realidade social dos alunos pode facilitar a compreensão deles, do mesmo modo que usar tecnologia digital, nesse caso, o Excel, pode ser um diferencial para estimular o aprendizado dos alunos. O objetivo geral é analisar o uso da planilha eletrônica como recurso didático para consolidar o conteúdo de juros em turmas do 3º ano do ensino médio. Dessa forma, optou-se por utilizar o Excel como ferramenta devido à sua capacidade de promover visualização concreta dos cálculos, automatização de processos matemáticos e aplicabilidade dos conceitos em situações reais. Com base nisso, apresentamos conceitos sobre a importância da Educação Financeira e como as tecnologias digitais podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático. Para isso, citamos os seguintes teóricos que embasam nossa pesquisa: Ferguson (2009), Oliveira (2013), Braga (2008) e Gonçalves (2012), entre outros referenciados ao longo do texto. O trabalho caracteriza-se como pesquisa aplicada, dividida em dois objetivos específicos: i) apontar como é o uso do Excel como ferramenta tecnológica no ensino de juros em uma turma do 3º ano do ensino médio; ii) verificar o que dizem os alunos de uma turma do 3º ano do ensino médio sobre o uso do Excel para organizar e resolver problemas sobre juros na aula de matemática. Assim, este estudo apresenta relatos sobre a eficácia do Excel como suporte na prática em sala de aula, indicando que os alunos demonstraram melhor compreensão dos conceitos ao manipular variáveis e visualizar resultados graficamente. Além disso, os alunos expressaram reconhecimento da utilidade da ferramenta, sugerindo que esta abordagem pode ser eficaz para conectar a matemática às situações do cotidiano financeiro. |
Abstract: | The teaching of financial mathematics is not always contextualized and dynamic. However, we understand that teaching financial mathematics through problem-solving related to students’ social reality can facilitate their understanding. Likewise, the use of digital technologies— specifically Excel—can serve as a valuable tool to enhance student engagement and learning. This study aimed to analyze the effectiveness of Excel as a technological tool to support the teaching of simple and compound interest concepts within the context of financial mathematics. The general objective is to assess the use of spreadsheets as a didactic resource to consolidate interest-related content in third-year high school classes. Excel was chosen due to its ability to provide concrete visualization of calculations, automate mathematical processes, and apply concepts to real-life situations. Accordingly, we present theoretical perspectives on the importance of financial education and the role of digital technologies in developing logicalmathematical thinking. The research is supported by theorists such as Ferguson (2009), Oliveira (2013), Braga (2008), and Gonçalves (2012), among others referenced throughout the text. This study is characterized as applied research and is divided into two specific objectives: (i) to identify how Excel is used as a technological tool in teaching interest concepts in a third-year high school class; and (ii) to examine students’ perceptions of using Excel to organize and solve interest-related problems in mathematics classes. The findings highlight the effectiveness of Excel in classroom practice, showing that students achieved a better understanding of the concepts when manipulating variables and visualizing results graphically. Furthermore, students acknowledged the tool's usefulness, suggesting that this approach can effectively connect mathematics to everyday financial situations. |
Palavras-chave: | Excel - Planilha Juros Tecnologias no ensino Matemática financeira |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34470 |
Data do documento: | 22-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GSM19052025 .pdf | 2,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.