Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3448
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Rafaela Pereira dos-
dc.date.accessioned2018-02-23T13:36:49Z-
dc.date.available2017-10-02-
dc.date.available2018-02-23T13:36:49Z-
dc.date.issued2017-06-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3448-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-23T13:36:49Z No. of bitstreams: 1 RPS02102017.pdf: 2554850 bytes, checksum: 5d1e64b8017d6a8b3046e58522af99ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-23T13:36:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RPS02102017.pdf: 2554850 bytes, checksum: 5d1e64b8017d6a8b3046e58522af99ef (MD5) Previous issue date: 2017-06-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectVisualidadespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleAprendendo com as visualidades entre estudantes do ensino fundamental: reflexões de uma docente em formaçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sardelich, Maria Emília-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo tratar das visualidades presentes no cotidiano de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola privada no município de Santa Rita, Paraíba. A realização deste estudo exploratório, se fez por meio de pesquisa documental e bibliográfica, a partir da Lei 9.394/1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Resolução CNE/CEB n.7/2010, que fixa a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba para o ensino da arte e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, em sua terceira versão, entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em abril de 2017. O trabalho também dialoga com autores como: Costa (2005), Freire (2013, 1989) Hernández (2000), Nascimento (2010), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin; Anderson (2010). Além desses procedimentos, procurou identificar as visualidades significativas para os estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, por meio de uma atividade didática. Através das atividades realizadas, foi possível notar que as visualidades relacionadas a personagens de desenhos animados, séries, filmes, telenovelas e videogames, têm grande influência no cotidiano escolar. Tais visualidades promovem o desejo de consumo de muitos produtos voltados para a infância. Apesar desse aspecto, também foi possível perceber que essas visualidades podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes sempre e quando a docência considere o contexto cultural da discência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPS02102017.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.