Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3448
Tipo: TCC
Título: Aprendendo com as visualidades entre estudantes do ensino fundamental: reflexões de uma docente em formação
Autor(es): Santos, Rafaela Pereira dos
Primeiro Orientador: Sardelich, Maria Emília
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo tratar das visualidades presentes no cotidiano de estudantes do Ensino Fundamental de uma escola privada no município de Santa Rita, Paraíba. A realização deste estudo exploratório, se fez por meio de pesquisa documental e bibliográfica, a partir da Lei 9.394/1996 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Resolução CNE/CEB n.7/2010, que fixa a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de nove anos, os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba para o ensino da arte e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Básica, em sua terceira versão, entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE), em abril de 2017. O trabalho também dialoga com autores como: Costa (2005), Freire (2013, 1989) Hernández (2000), Nascimento (2010), Nunes (2010), Sardelich (2006), Tavin; Anderson (2010). Além desses procedimentos, procurou identificar as visualidades significativas para os estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental, por meio de uma atividade didática. Através das atividades realizadas, foi possível notar que as visualidades relacionadas a personagens de desenhos animados, séries, filmes, telenovelas e videogames, têm grande influência no cotidiano escolar. Tais visualidades promovem o desejo de consumo de muitos produtos voltados para a infância. Apesar desse aspecto, também foi possível perceber que essas visualidades podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes sempre e quando a docência considere o contexto cultural da discência.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Cultura visual
Visualidades
Ensino fundamental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3448
Data do documento: 14-Jun-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPS02102017.pdf2,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.