Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34497
Tipo: | TCC |
Título: | Fatores que afetam a participação dos alunos nas aulas de educação física no ensino médio: uma revisão bibliográfica |
Autor(es): | Fonseca, Matheus Souza da |
Primeiro Orientador: | Cunha, Fernando José de Paula |
Resumo: | INTRODUÇÃO: No decorrer do curso de licenciatura em Educação Física o estudante tem a oportunidade de realizar estágios em todos os ciclos da educação escolar, além de poder se envolver em outros projetos dentro da escola. Em todos esses cenários um problema está em questão, principalmente no Ensino Médio, que é a participação dos alunos. A Educação Física tem um papel fundamental no desenvolvimento dos alunos, promovendo não apenas a saúde física, mas também a socialização, habilidades de cooperação e autoestima, acesso ao conhecimento construído culturalmente ao longo dos tempos sobre os jogos, as danças, as lutas, as ginásticas e os esportes. OBJETIVOS: O objetivo do presente estudo foi identificar os principais fatores que influenciam a participação dos estudantes nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. REFERENCIAL TEÓRICO: Esse estudo destaca a trajetória histórica da Educação Física no Brasil, desde sua concepção como instrumento de desenvolvimento nacional até os desafios atuais de reconhecimento e participação dos alunos. Também consta que a evasão nas aulas de Educação Física pode ser influenciada por elementos como desinteresse, histórico militarista, foco excessivo no esporte, falta de diversidade de conteúdos e pressões acadêmicas e profissionais. Além disso, fornece um contexto histórico do Ensino Médio no Brasil, destacando a divisão entre escolas propedêuticas e preparatórias para o mercado de trabalho, bem como o avanço da escolarização técnica. Esse estudo ainda mostra que a situação atual do Ensino Médio e da Educação Física no Brasil requer uma reflexão sobre a melhoria do sistema educacional e a conscientização dos benefícios da atividade física. METODOLOGIA: A pesquisa foi do tipo revisão bibliográfica. CONCLUSÃO: O estudo revelou que as relações sociais nas aulas de Educação Física influenciam a atitude dos alunos, mas não são a única causa do afastamento. A pressão do vestibular e o futuro após a escola levam muitos alunos a priorizar outras disciplinas, desvalorizando a Educação Física. Meninos se sentem mais competentes e motivados do que as meninas, especialmente no Ensino Médio. Investir em metodologias que respeitem as necessidades dos alunos e promovam o trabalho em equipe é crucial, assim como resgatar conceitos fundamentais da Educação Física para desenvolver as habilidades dos alunos. |
Abstract: | Não contem resumo em língua estrangeira. |
Palavras-chave: | Participação; Educação física; Ensino médio |
CNPq: | CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34497 |
Data do documento: | 2-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC MSF07062024.pdf | 281,21 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons