Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLins, Bárbara Medeiros-
dc.creatorSilva, Fernanda Caroline Rodrigues Brito da-
dc.creatorSantos, Rodrigo Bezerra dos-
dc.date.accessioned2018-02-23T14:13:32Z-
dc.date.available2017-12-15-
dc.date.available2018-02-23T14:13:32Z-
dc.date.issued2017-11-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3449-
dc.description.abstractThe relationship between school and the family has attracted increasing interest given its importance for education and human development. In this sense, the objective of this research was to analyze the importance of the relation family and school for the formation of the student. Thus showing the current scenario of education based on the scenario in the Municipal School Padre Leonel da Franca School Of Fundamental Education Doutor José Maria. Thus, this study is about a field research, where through the application of questionnaires were presented the results achieved about the need and importance of family accompaniment as an integral part of the school, while being as basic and enriching for Development of the student. The participants of the study were 30 parents of students, and 30 teachers, who answered each one to a type of questionnaires that had 08 questions. In this way, it was possible to conclude that even knowing the need for this type of relationship, there is still a difficulty in the application and development of the relationship between parents and students, and thus changes are necessary, since the school has its methodology and philosophy to educate A child, however, she needs the family to carry out her educational project. In order to base the work theoretically and to support the analysis that was carried out with the result of the data collection, we studied the works and articles of Ferreira (2004), Barreto (2004), Oliveira (2000) and Rego (2003).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2018-02-23T14:13:32Z No. of bitstreams: 1 BML15122017.pdf: 1480559 bytes, checksum: 4262e2c8fa2fad48177f354331c71159 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-23T14:13:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BML15122017.pdf: 1480559 bytes, checksum: 4262e2c8fa2fad48177f354331c71159 (MD5) Previous issue date: 2017-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectFamília - escolapt_BR
dc.titleFamília e escola: uma parceria no caminho do educarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoA relação entre a família e a escola tem despertado um crescente interesse dado a sua importância para a educação e o desenvolvimento humano. Neste sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a importância da relação família e escola para a formação do indivíduo. Evidenciamos o cenário atual da educação tomando como base o campo de pesquisa, qual seja, a Escola Municipal Padre Leonel da Franca, localizada em João Pessoa e também a Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor José Maria, em Pilar/PB. Assim, este estudo se trata de uma pesquisa de campo onde, por meio da aplicação de questionários, foram expostos os resultados alcançados acerca da necessidade e importância do acompanhamento da família como sendo parte integrante da escola, ao mesmo tempo como sendo detentora de elementos basilares e enriquecedores para um melhor desenvolvimento do aluno. Os participantes do estudo foram 30 pais de alunos, e 30 professores, os quais responderam, cada um deles, um tipo de questionário específico, ambos com oito questões. Desta maneira, foi possível concluir que, mesmo sabendo da necessidade desse tipo de relação, ainda há hoje uma dificuldade na aplicação e desenvolvimento de relação entre os pais e a escola, sendo necessário mudanças, uma vez que a escola tem sua metodologia e filosofia para educar uma criança, no entanto, ela necessita da família para concretizar o seu projeto educativo. Para embasar teoricamente o trabalho e subsidiar a análise que foi realizada com o resultado da coleta de dados, fizemos estudo nas obras e artigos de Ferreira (2004), Barreto (2004), Oliveira (2000) e Rego (2003), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BML15122017.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.