Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34500
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino do atletismo e o programa de residência pedagógica: a relação entre pedagogia histórica-crítica e a abordagem crítico-superadora |
Autor(es): | Alves, Hugo Gomes |
Primeiro Orientador: | Alves, Melina Silva |
Resumo: | O presente estudo objetiva apresentar como se desenvolveu o trato com o conhecimento do atletismo na Escola Municipal Antônio Santos Coelho Neto, em João Pessoa – PB, e a participação desta escola nas competições escolares ao considerar o trabalho desenvolvido em conjunto com o Programa da Residência Pedagógica sob a referência da Pedagogia Histórico- Crítica e da Abordagem Crítico-Superadora. A pesquisa se caracteriza por ser um estudo de caso, de tipologia descritiva e documental, adota uma observação qualitativa de corte transversal e utilizará da análise de conteúdo como técnica da análise de dados. É descrito e apresentado o trato com o conhecimento do ensino atletismo desenvolvido com uma turma de 7° ano durante o período de um bimestre, bem como exposto o envolvimento dos demais alunos do ensino fundamental II nas competições escolares. A amostra do estudo contará com o professor preceptor de Educação Física. Será utilizado como instrumento de pesquisa, uma entrevista semiestruturada para o professor preceptor e participante do Programa de Residência Pedagógica. Desta forma, esta pesquisa visa contribuir com o ensino do atletismo na educação física escolar, ao salientar o trabalho desenvolvido em conjunto com o Programa da Residência Pedagógica, relacionado a Pedagogia Histórico-Crítica e a Abordagem Crítico-Superadora, e o quanto o trabalho desenvolvido potencializou a participação da escola nas competições escolares. Pois consideramos que o atletismo deixou de ser apenas uma prática esportiva para se tornar uma ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento integral dos estudantes, e estimular sua formação em sua totalidade, na direção da omnilateralidade. |
Abstract: | The present study aims to present how the handling of athletics knowledge developed at the Antônio Santos Coelho Neto Municipal School, in João Pessoa – PB, and the participation of this school in school competitions considering the work developed in conjunction with the Pedagogical Residency Program under the reference of Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach. The research is characterized as a case study, of descriptive and documentary typology, adopts a qualitative cross-sectional observation and will use content analysis as a data analysis technique. It describes and presents the handling of athletics teaching knowledge developed with a 7th-grade class during a two-month period, as well as the involvement of other students from middle school in school competitions. The study sample will include the Physical Education preceptor teacher. A semi-structured interview will be used as a research instrument for the preceptor teacher and participant in the Pedagogical Residency Program. Thus, this research aims to contribute to the teaching of athletics in school physical education, by highlighting the work developed in conjunction with the Pedagogical Residency Program, related to Historical-Critical Pedagogy and the Critical-Overcoming Approach, and how much the work developed enhanced the school's participation in school competitions. We consider that athletics has ceased to be just a sports practice to become a pedagogical tool capable of promoting the comprehensive development of students, and stimulating their formation in its entirety, towards omnilaterality. |
Palavras-chave: | Educação física; Educação básica; Atletismo; Competições |
CNPq: | CNPQ CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34500 |
Data do documento: | 5-Mai-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC HGA04062024.pdf | 3,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons