Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34501
Tipo: | TCC |
Título: | Compresões das produções sobre o autismo no Curso de Educação Física da UFPB e UEPB |
Autor(es): | Lopes, Jéssica Ellen dos Santos |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Laise Tavares Padilha |
Resumo: | O estudo teve como objetivo a compreensão das produções acadêmicas relacionadas ao autismo no contexto dos cursos de Educação Física da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A referência metodológica utilizada consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo descritiva. Para a pesquisa consideramos o acesso aos bancos de dados das referidas instituições e usamos os descritores "Autismo", "Educação Física e Autismo" e "Educação Psicomotora”. Cabe destacar que a escolha dessas duas instituições partiu de um interesse em pesquisar as produções de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos das universidades públicas no contexto da Paraíba dos últimos 10 anos, com o intuito de mapear as produções em relação aos principais conceitos, dificuldades enfrentadas, disponibilidade de incentivos, cursos de aperfeiçoamento na área, bem como compreender se houve aumento de produções nos últimos anos, considerando que um aumento no número de diagnósticos e que em consequência esse público estará/está em nossas salas. Para análise dos textos fizemos uso da abordagem da análise de conteúdo de Bardin (ano), a dificuldade de acesso aos materiais em seus bancos e dados, o que implicou também contato por e-mail as referidas instituições. Informamos que após diversas leituras dos textos e a estruturação da análise considerando suas três etapas, identificamos por agrupamento 8 categorias que juntas nos ajudaram a compreender os cenários das produções, são elas: “compreensões de autismo, características, origens e prevalecias”, “tratamento /intenção e a importância equipe multidisciplinar e da intervenção precoce”, “a educação física adaptada e a educação inclusiva no autismo”, “as políticas públicas e os direitos da pessoa TEA”, “a formação de profissionais da educação física e suas dificuldades para atuar com autistas”, “as diferentes estratégias de ação /intervenção da educação física com o público autista”, “as dificuldades para o trabalho com pessoas com TEA no contexto da educação física” e “o papel da mídia, na formação, divulgação e aceitação”. Os estudos revisados revelaram uma variedade de conceitos e compreensões sobre o autismo, refletindo a complexidade desse transtorno do espectro autista (TEA) e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar para sua compreensão e intervenção. Os TCCs analisados também apresentaram proposições pedagógicas diversas, incluindo estratégias de ensino adaptadas, programas de inclusão e atividades psicomotoras específicas para crianças com autismo. No entanto, as dificuldades enfrentadas pelos profissionais de Educação Física no trabalho com crianças com autismo emergiram como um tema recorrente. Essas dificuldades variaram desde a falta de formação adequada até a necessidade de adaptação constante das atividades físicas para atender às necessidades individuais das crianças com TEA. Constatamos que ainda são poucas as produções sobre o autismo e Educação Física nas universidades pesquisadas, considerando que havia nos últimos 10 anos apenas 9 textos e alertamos para a necessidade de que os bancos de dados dos TCCs sejam atualizados uma vez que 5 dos 9 textos foram conseguidos por e-mail. Destacamos também a falta de recursos e a escassez de cursos de aperfeiçoamento na área também foram apontados como obstáculos significativos. A pesquisa ressaltou a importância de refletir sobre como a Educação Física pode contribuir para a inclusão e o desenvolvimento de crianças com autismo. Além disso, apartou a necessidade de investimentos em formação e capacitação dos profissionais da área, bem como o acesso a incentivos e cursos de aperfeiçoamento específicos relacionados ao autismo. Isso, por sua vez, contribuirá para a criação de ambientes mais inclusivos e acolhedores, onde todas as crianças, independentemente de suas diferenças, possam desfrutar dos benefícios da Educação Física de maneira plena e significativa. |
Abstract: | The study aimed to understand academic productions related to autism in the context of Physical Education courses at the Federal University of Paraíba (UFPB) and UEPB. The methodological reference used consisted of qualitative, descriptive research. For the research we considered access to the databases of the aforementioned institutions and used the descriptors "Autism", "Physical Education and Autism" and "Psychomotor Education”. It should be noted that the choice of these two institutions came from an interest in researching the productions of Course Completion Works (TCCs) from public universities in the context of Paraíba over the last 10 years, with the aim of mapping productions in relation to the main concepts, difficulties faced, availability of incentives, improvement courses in the area, as well as understanding if there has been an increase in productions in recent years, considering an increase in the number of diagnoses and that as a result this audience will be/is in our classrooms. To analyze the texts we used Bardin's content analysis approach (year), the difficulty of access to the materials in their databases and data, which also involved contacting the aforementioned institutions by e- mail. We inform you that after several readings of the texts and structuring the analysis considering its three stages, we identified by grouping 8 categories that together helped us to understand the production scenarios, they are: “understandings of autism, characteristics, origins and prevalence”, “treatment/intention and the importance of a multidisciplinary team and early intervention”, “adapted physical education and inclusive education in autism”, “ public policies and the rights of the ASD person”, “the training of physical education professionals and their difficulties in working with autistic people”, “the different action/intervention strategies of physical education with the autistic public”, “the difficulties for the work with people with ASD in the context of physical education” and “the role of the media, in training, dissemination and acceptance”. The studies reviewed revealed a variety of concepts and understandings about autism, reflecting the complexity of this autism spectrum disorder (ASD) and the need for a multidisciplinary approach to its understanding and intervention. The TCCs analyzed also presented different pedagogical propositions, including adapted teaching strategies, inclusion programs and specific psychomotor activities for children with autism. However, the difficulties faced by Physical Education professionals when working with children with autism emerged as a recurring theme. These difficulties ranged from the lack of adequate training to the need to constantly adapt physical activities to meet the individual needs of children with ASD. We note that there are still few productions on autism and Physical Education in the researched universities, considering that there were only 9 texts in the last 10 years and we draw attention to the need for the TCC databases to be updated since 5 of the 9 texts were obtained by email. We also highlight the lack of resources and the scarcity of improvement courses in the area were also highlighted as significant obstacles. The research highlighted the importance of reflecting on how Physical Education can contribute to the inclusion and development of children with autism. Furthermore, he highlighted the need for investments in training and qualification of professionals in the area, as well as access to incentives and specific improvement courses related to autism. This, in turn, will contribute to the creation of more inclusive and welcoming environments, where all children, regardless of their differences, can enjoy the benefits of Physical Education in a full and meaningful way. |
Palavras-chave: | Educação física; Autismo; Educação psicomotora |
CNPq: | CNPQ: CIÊNCIAS DA SAÚDE: EDUCAÇÃO FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34501 |
Data do documento: | 1-Nov-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC JESL07062024.pdf | 944,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons