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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34503
Tipo: TCC
Título: De Westeros à Alhambra : a influência das produções audiovisuais no turismo da Espanha
Autor(es): Oliveira, Letícia Souza de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Cláudia Caminha Lopes
Resumo: Film-induced tourism ou o turismo induzido por filmes e séries, é um fenômeno crescente na contemporaneidade que investiga o impacto das produções audiovisuais na decisão de viajar para lugares previamente vistos em telas. O objetivo geral desta pesquisa visa analisar de que forma obras audiovisuais (filmes ou séries) influenciam na escolha de destinos turísticos da Espanha por parte dos turistas. Para atingir esse objetivo, o estudo se propõe a discutir os diferentes tipos e características do turismo induzido por filmes e séries, investigar produções audiovisuais que retratam destinos turísticos na Espanha e explorar a razão pela qual o consumo dessas obras levam espectadores a escolherem esses destinos turísticos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de caráter explicativo, fundamentada em autores como Beeton (2005; 2016), Roesch (2009), Busby e Klug (2001), Macionis (2004) e Reijnders (2010). Além disso, utilizou-se a abordagem qualitativa, ao buscar compreender o fenômeno social turístico no contexto do território espanhol. A coleta de dados foi realizada na base Scopus, considerando artigos publicados entre 2014 e 2025 que abordassem o turismo induzido por filmes e séries em cidades espanholas, dos quais destacam-se os seriados “Memórias de Alhambra" e “Game of Thrones". Dentre os achados, foram identificados 47 estudos, dos quais 14 atenderam aos critérios da pesquisa. Os resultados evidenciam o poder das produções audiovisuais em direcionar as ações dos telespectadores dos seriados e influenciar o desenvolvimento turístico e econômico em algumas regiões.
Abstract: Film-induced tourism is a growing contemporary phenomenon that investigates the impact of audiovisual productions on the decision to travel to places previously seen on screen. The general aim of this research is to analyze how audiovisual productions (films or series) influence tourists' choice of tourist destinations in Spain. To achieve this objective, the study proposes to discuss the different types and characteristics of film-induced tourism, to investigate audiovisual productions that portray tourist destinations in Spain and to explore why the consumption of these works leads viewers to choose these destinations. This is an explanatory bibliographical study based on authors such as Beeton (2005; 2016), Roesch (2009), Busby and Klug (2001), Macionis (2004) and Reijnders (2010). In addition, a qualitative approach was used, seeking to understand the social phenomenon of tourism in the context of Spanish territory. The data was collected from the Scopus database, considering articles published between 2014 and 2025 that dealt with tourism induced by films and series in Spanish cities, including the series “Memories of the Alhambra” and “Game of Thrones”. Among the findings, 47 studies were identified, with 14 of which meeting the research criteria. The results show the power of audiovisual productions in directing the actions of viewers of series and influencing tourism and economic development in some regions.
Palavras-chave: Film-induced tourism
Produções audiovisuais
Espanha
Game of thrones
Memórias de Alhambra
Audiovisual productions
Spain
Memories of the Alhambra
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mediações Interculturais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34503
Data do documento: 29-Abr-2025
Aparece nas coleções:TCC - Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais

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