Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34538
Tipo: TCC
Título: Percepção dos residentes de Educação Física acerca do trabalho em saúde mental
Autor(es): Costa, Raíssa Valdelice Ribeiro da
Primeiro Orientador: Costa, Filipe Ferreira
Resumo: A partir da Reforma Psiquiátrica, houve um redirecionamento no modelo assistencial em saúde mental, novos dispositivos foram criados visando a integralidade e autonomia dos indivíduos em sofrimento psíquico. Diante desses cenários de mudanças encontra-se a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RESMEN), constituída como uma pós-graduação lato sensu, funcionando como uma especialização em saúde coletiva para o trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). Objetivo: neste estudo buscou-se compreender a percepção dos residentes profissionais de Educação Física acerca do trabalho em saúde mental. Sujeitos da pesquisa: participaram da pesquisa quatro profissionais de Educação Física residentes em saúde mental RESMEN-UFPB, participantes do projeto Move-Mente. Métodos: pesquisa de caráter qualitativo; os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, em locais que foram escolhidos pelos residentes, após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As entrevistas foram gravadas por um celular da marca Samsung A30 e posteriormente transcritas para um documento Word. Análise dos dados: foi escolhida a técnica de análise conteúdo de Bardin, composta por três etapas: 1- Pré-análise, 2- Exploração do material, 3- Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Resultados: a formação inicial encontra-se distanciada das demandas impostas pelos serviços públicos de saúde, porém a residência desenvolve um papel importante na formação continuada desses profissionais. Nos serviços de saúde mental os residentes realizam um trabalho multiprofissional, além das competências específicas da sua profissão. As dificuldades encontradas no processo de trabalho são as mais diversas e atrapalham a atuação profissional. Os jogos trazem muitos benefícios para o cuidado em saúde mental. Conclusão: conclui-se que a Educação Física avançou de forma significativa na saúde mental, mas ainda precisa vencer barreiras, conquistar seu devido espaço e se consolidar dentro do campo de trabalho da atenção psicossocial.
Abstract: From the Psychiatric Reform, there was a redirection in the mental health care model, new devices were created aiming at the integrality and autonomy of individuals in psychological distress. Faced with these changing scenarios, there is the Multiprofessional Residence in Mental Health (RESMEN), constituted as a lato sensu graduate program, working with a specialization in collective health, for work in the Unified Health System (SUS). Objective: in this study we sought to understand the perception of Physical Education professional residents about mental health work. Research subjects: four Physical Education professionals residing in mental health RESMEN-UFPB, participating in the Move-Mente project, participated in the research. Methods: qualitative research, the data were collected through semi-structured interviews, in places that were chosen by the residents, after signing the informed consent form. The interviews were recorded on a samsung A30 cell phone and later transcribed to a word document. Bardin's content analysis technique was chosen, consisting of three stages: 1- Pre-analysis, 2- Exploration of the material, 3- Treatment of results, inference and interpretation. Results: initial training is distanced from the demands imposed by public health services, however residency plays an important role in the continuing education of these professionals. In mental health services, residents perform multidisciplinary work, in addition to the specific skills of their profession. The difficulties encountered in the work process are the most diverse and hinder professional performance. Games have many benefits for mental health care. Conclusion: it is concluded that Physical Education has advanced significantly in mental health, but it still needs to overcome barriers, conquer its proper space and consolidate itself within the field of psychosocial care.
Palavras-chave: Profissional de Educação física
Trabalho
Residência Multiprofissional
Saúde Mental
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34538
Data do documento: 25-Mar-2020
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RVRC05062020.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons