Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34562
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Tatiane da Conceição Félix de-
dc.date.accessioned2025-05-28T20:16:32Z-
dc.date.available2025-05-28T20:16:32Z-
dc.date.issued2021-12-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34562-
dc.description.abstractThis work seeks to understand the contributions of the teacher training progress from the account of experiences lived in the pedagogical residency program in the CCHSA/UEPB pedagogy nucleus, which justifies the choice of the topic. As a specific aims: we intend to talk about the characteristics that permeate the pedagogical residency program; present the teacher's identity progress from the experience report of a pedagogical intern in the RP program, and also reaffirm the understanding that theory and practice can be combined in this process. To achieve these goals, our methodological path starts with the inductive method, characterized as an action survey with a qualitative approach, exploratory in nature, with extension for reporting the researcher's experiences, which will be based on her logbook and final report whose records describe her practice as an intern. The research had theoretical support and references from Saviani, Libâneo, Gatti, Novoa, among others, in addition to official documents such as the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Plano Nacional de Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases (LDB) nº 9.394/1996 and the Resoluções CNE/CP nº 02/2015 and nº 02/2019 dealing with initial and continuing teacher education. Thus, throughout the text, the concept of (RP) and its contribution to the teachers training, starting from a brief history about teachers training in Brazil, under the support of laws and official documents governing the legal aspects of teaching, as well as the pedagogical aspects of the program. As a result of the discussions undertaken and the researcher's reports, we emphasize that the courses for teachers in progress make it possible to mediate between the Higher Education Institution and the Elementary Education schools, establishing partnerships and dialogues that make this Initial process a solid foundation for teachers who are increasingly prepared for the educational challenges of today.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by David Kilder Gomes da Silva (david.kilder@cchsa.ufpb.br) on 2025-05-28T20:16:32Z No. of bitstreams: 1 TATIANE DA CONCEIÇÃO FÉLIX DE LIMA 2021 01.pdf: 480587 bytes, checksum: 57b2a5887adff89e4ea90e9adfe85186 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-05-28T20:16:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TATIANE DA CONCEIÇÃO FÉLIX DE LIMA 2021 01.pdf: 480587 bytes, checksum: 57b2a5887adff89e4ea90e9adfe85186 (MD5) Previous issue date: 2021-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectPrograma residência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeoria e práticapt_BR
dc.subjectIdentidade docentept_BR
dc.titleConfigurações identitárias da formação do professor no programa residência pedagógica: um relato da experiência no núcleo de pedagogia do CCHSApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvânia Lúcia de Araújo Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070339122367156pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo compreender as contribuições do processo de formação docente a partir do relato das experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica no Núcleo de Pedagogia do CCHSA/UFPB, o que justifica a escolha da temática. Como objetivos específicos, perseguimos: discutir as características que permeiam o Programa Residência Pedagógica; configurar o processo identitário do professor a partir do relato de experiência de uma residente em Pedagogia e, ainda, reafirmar a compreensão que teoria e prática podem caminhar juntas durante esse processo. Para dar conta de tais objetivos, nosso percurso metodológico parte do método indutivo, caracterizando-se como uma pesquisa-ação com abordagem qualitativa, de natureza exploratória, com espaço para o relato das experiências da pesquisadora, que se dará a partir de seu diário de bordo e relatório final, cujos registros descrevem sua prática enquanto residente. A pesquisa teve como suporte teórico as referências de Saviani, Libâneo, Gatti, Novoa, dentre outros, além de documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Plano Nacional de Educação (PNE), a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n° 9.394/1996, e as Resoluções CNE/CP n° 02/2015 e n° 02/2019, que tratam da formação inicial e continuada de professores. Assim, no decorrer do texto, é apresentada a natureza do Programa Residência Pedagógica (PRP) e seu aporte para a formação inicial de professores, partindo de um breve histórico acerca da formação docente no Brasil, sob o respaldo de leis e documentos oficiais que regem os aspectos legais da docência, como também os aspectos pedagógicos do Programa. Como resultado das discussões empreendidas e dos relatos da pesquisadora, ressaltamos que os cursos para a formação de professores possibilitam a mediação entre a Instituição de Ensino Superior com as Escolas da educação básica, firmando parceiras e diálogos que tornam este processo inicial numa base sólida para professores cada vez mais preparados para os desafios educacionais da atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANE DA CONCEIÇÃO FÉLIX DE LIMA 2021 01.pdf469,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.