Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34578
Tipo: TCC
Título: A educação do campo em contexto de pandemia: o ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização
Autor(es): Almeida, Sabrina Castro de
Primeiro Orientador: Lins, Lucicléa Teixeira
Resumo: Com o intuito de trazer reflexões sobre o ciclo de alfabetização da educação do campo no período pandêmico, esse trabalho tem como objetivo geral compreender como está se dando o ensino e aprendizagem do ciclo de alfabetização nas escolas do campo na perspectiva dos educadores. Tendo como objetivos específicos verificar como estão se dando as aulas no ciclo de alfabetização; levantar com os educadores como está a aprendizagem desses estudantes com esse período pandêmico e entender as ferramentas utilizadas no ensino remoto para diminuir os impactos ocasionados pela pandemia. Sendo a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratória, tendo como instrumento de coleta de dados dois questionários eletrônico, na qual o primeiro aplicado com professores atuantes em turmas do ciclo de alfabetização de escolas do campo do município de Bananeiras/PB e o segundo com a supervisora do ciclo de alfabetização do município. Desse modo, ancoramos nosso arcabouço teórico em Arroyo, Soares, entre outros que nos ampararam nos momentos de reflexão e análise dos dados coletados. Dessa forma, os resultados demostram que a pandemia da Covid19, na qual provocou o ensino remoto, foi e está influenciando no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem nessa etapa da educação básica em especial na modalidade da educação do campo tendo em vista o escasso apoio das novas tecnologias, algo fundamental para o desenvolver do processo educacional executadas de modo remoto. E assim, mesmo os profissionais tentando se reinventarem, trazendo métodos alternativos como a confecção de blocos de atividade impressos e fazendo uso de seus próprios recursos tecnológicos, ainda assim o distanciamento impactou, negativamente, pois nem todos os estudantes tem acesso à internet e aparelhos tecnológicos de qualidade para acompanhar as aulas, ou mesmo goze do apoio familiar para auxiliar na busca, reflexão, orientação e confecção das atividades propostas. São inúmeros os desafios enfrentados tanto pelos profissionais da educação como pelos próprios estudantes para ter uma educação significativa.
Abstract: In order to bring reflections on the literacy cycle of rural education in the pandemic period, this work has as general objective to understand how the teaching and learning of the literacy cycle is happening in rural schools from the perspective of educators. Having as specific objectives to verify how the classes are taking place in the literacy cycle; raise with educators how these students are learning during this pandemic period and understand the tools used in remote education to reduce the impacts caused by the pandemic. The research is qualitative, exploratory in nature, using two electronic questionnaires as a data collection instrument, in which the first is applied with teachers working in classes in the literacy cycle of rural schools in the municipality of Bananeiras/PB and the second with the supervisor of the municipality's literacy cycle. In this way, we anchor our theoretical framework in Arroyo, Soares, among others who supported us in our moments of reflection and analysis of the collected data. Thus, the results show that the Covid-19 pandemic, which caused remote learning, was and is influencing the development of teaching and learning at this stage of basic education, especially in the modality of rural education, considering the scarcity of support of new technologies, something fundamental for the development of the educational process carried out remotely. And so, even professionals trying to reinvent themselves, bringing alternative methods such as making printed activity blocks and making use of their own technological resources, the distance still had a negative impact, as not all students have access to the internet and technological devices quality to accompany the classes, or even enjoy family support to help in the search, reflection, guidance and preparation of the proposed activities. There are countless challenges faced both by education professionals and by students themselves in order to have a meaningful education
Palavras-chave: Ciclo de alfabetização
Covid-19
Educação do campo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34578
Data do documento: 10-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA CASTRO DE ALMEIDA 2021.pdf683,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.