Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34580
Tipo: TCC
Título: Percurso autoral de escrita nos anos iniciais do ensino fundamental e necessidade de formação docente
Autor(es): Sales, Rosenilda Rodrigues de
Primeiro Orientador: Macedo, Geralda
Resumo: O presente trabalho tem a finalidade de discutir o percurso autoral da escrita e necessidade de formação docente. Este estudo justifica-se pela importância do ensino da escrita autoral nos anos iniciais, considerando que o papel do professor/mediador é fundamental nesse processo de formação do estudante. Assim, percebe-se a necessidade de reflexão acerca da formação docente no âmbito teórico/prático. Realizou-se uma pesquisa de tipo qualitativa, por meio do método de pesquisa-ação, em uma escola municipal do interior da Paraíba, Brasil, com objetivo de investigar acerca da carência de formação docente para o ensino do percurso autoral observado no Programa de Residência Pedagógica. Metodologicamente foram desenvolvidas em sala de aula atividades para a formação de autores iniciantes ainda nos primeiros anos do ensino fundamental, tratando conceitualmente e em atividades pedagógicas por meio de processos de escrita, revisão e reescrita. Os conteúdos aqui discutidos contribuirão para a compreensão das necessidades formativas docente, no que concerne ao ensino do percurso autoral, identificar identificação de inadequações nas práticas docente relacionadas a formação autoral iniciante de estudantes do ensino fundamental dos anos iniciais e para a análise da importância da mediação para o desenvolvimento das habilidades textuais. O presente estudo baseia-se nas teorias de Monteiro, Brasil, Arcoverde, Costa e Sucupira e Lacerda. Os resultados da pesquisa apontam práticas pedagógicas e discussões, as quais dialogam com as necessidades formativas docente e que, quando expandidas, veem fortalecer o processo de formação docente para intermediações pedagógicas adequadas para o ensino do percurso autoral.
Abstract: This work aims to discuss the authorial path of writing and the need for teacher training. This study is justified by the importance of teaching authorial writing in the initial school years, considering that the role of the teacher/mediator is fundamental in this process of student formation. Thus, there is a need for reflection on the need for teacher training when it comes to the theoretical/practical scope. A qualitative research was carried out through the action research method, in a small town school of Paraíba, Brazil, in order to investigate the lack of teacher training for teaching the authorial path described in the Pedagogical Residency Program. Methodologically, activities were developed in the classroom for the formation of beginning writers in the first years of elementary school, involving the conceptual explanation as well as the use of pedagogical activities through writing, reviewing and rewriting processes. The contents discussed here will contribute to the understanding of teacher training needs, regarding the authorial path teaching, to the identification of inadequacies in teaching practices related to the beginning authorial formation of elementary school students in the initial school years, and to the analysis of the importance of mediation for the development of textual skills. This study is based on the theories of Monteiro, Brazil, Arcoverde, Costa and Sucupira and Lacerda. The research results point to pedagogical practices and discussions that are connected with the teacher training needs, and when these are expanded, they might strengthen the teacher training process for pedagogical intermediations suitable for teaching the authorial path.
Palavras-chave: Formação docente
Percurso autoral
Programa residência pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34580
Data do documento: 6-Dez-2021
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSENILDA RODRIGUES DE SALES 2021.pdf291,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.